No último sábado, 5 de novembro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) recebeu uma das professoras mais conceituadas do Brasil, Fernanda Bérgamo, para ministrar o Aulão ENEM: Redação Nota 1000 da ENS. Gratuito e transmitido on-line ao vivo, o evento capacitou os candidatos à prova.
Professora do projeto Educação da Rede Globo e do Portal G1 e Colunista da Rádio CBN, Bérgamo, que tem mais de 30 anos de experiência em língua portuguesa e redação, apresentou ferramentas para dominar as principais técnicas de redação, deu dicas para evitar cair em pegadinhas e ensinou como desenvolver textos dignos de nota máxima.
“Só escrevemos de forma confortável quando sabemos o que estamos fazendo. Não existe receita pronta. Um ótimo começo é saber como a banca vai corrigir a sua redação. Se você entende o que será cobrado nas competências é possível obter mais pontos em cada uma. São cinco competências, cada uma vale 200. Com isso, a redação pode atingir 1000 pontos”, explicou.
Confira as competências avaliadas pela banca e as dicas para conseguir a pontuação máxima:
Domínio da escrita formal
Neste quesito, é necessário demonstrar domínio da norma culta da língua escrita, e saber diferenciar da modalidade oral e coloquial. A docente explica que a simplicidade também está dentro da norma culta, por isso, não é preciso utilizar linguagem rebuscada. “A gente escreve bem o que a gente domina”.
A dica é não usar termos empregados na comunicação oral, como “né” e “oi”, além de manter atenção à ortografia e normas gramaticais, como acentos, crases, concordâncias e pontuação. Também é importante cuidar da estética geral do texto e respeitar o número de linhas.
Compreensão do tema
Esta competência avalia se os candidatos compreendem a proposta da redação e se conseguem aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema. “Considero essa a competência mais complexa, pois pede observação a três elementos essenciais para o sucesso da redação. Se o candidato demonstrar que não entendeu o tema corre o risco de fuga parcial ou total. Se isso acontecer, você zera a redação. É importantíssimo esse item”.
Também é necessário ter muita atenção ao recorte do tema e, para compreensão da proposta, é preciso estar atento às pegadinhas. Outro ponto muito importante é fazer um texto enriquecido por um repertório sociocultural variado.
Organização e Interpretação
Aqui, será verificada a capacidade do estudante em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, levantar fatos, opiniões e argumentos em defesa do seu ponto de vista.
Coesão
Neste quesito, o candidato deve demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, que façam o texto progredir com um bom vocabulário, evitando repetições de palavras desnecessárias.
Proposta de resolução
A competência final exige que o estudante encerre a redação apresentando uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A abordagem precisa ser detalhada e tem que ter agente, ação, meio e objetivo.
Por fim, Fernanda Bérgamo explica o passo a passo para elaborar a redação:
- Leia atentamente o tema;
- O que você sabe sobre o tema?;
- Leia atentamente os textos de apoio;
- Faça o rascunho do texto;
- Passe a limpo;
- Leitura final.
Graduações da ENS
A dica final da professora foi sobre a escolha do curso de graduação. “Recomendo que vocês conheçam a fundo a ENS. Não é toda instituição que tem nota máxima no MEC. E vocês estão tendo aqui uma grande oportunidade”.
O Aulão contou com cerca de 700 inscritos, com 67 views simultâneos e 210 views ao vivo, além de mais de 376 visualizações no total. A aula completa está disponível no canal da ENS no YouTube. Confira as dicas, se prepare para uma redação nota 1000 e conheça as opções de graduação que a ENS oferece!