Graduação é porta de entrada para mercado de seguros

O setor de seguros brasileiro deve manter, em 2024, a expansão de dois dígitos registrada nos últimos três anos. A projeção é da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), que prevê crescimento de 11,7% para este ano.

Os dados consolidados de janeiro a novembro de 2023 mostram um avanço acumulado de 8,9%, o que representa arrecadação de R$ 351 bilhões, sem considerar dados da Saúde Suplementar. No período, o setor devolveu aos usuários R$ 207,3 bilhões na forma de indenizações, benefícios, resgates e sorteios.

Segundo o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, a expectativa otimista para o mercado em 2024 se baseia em fatores como queda de juros, inflação controlada e mercado de trabalho aquecido, que aumentam a demanda por produtos de seguro tanto entre pessoas físicas quanto empresas.

Alta em postos de trabalho

Ainda de acordo com informações da CNseg, a indústria de seguros nacional encerrou 2023 com 185,3 mil empregos diretos, o que representa crescimento de 1,3% em relação a 2022.

Para a diretora de Ensino da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Maria Helena Monteiro, os profissionais dessa área precisam estar abertos a mudanças para se adaptar às rápidas transformações que vemos em nosso cotidiano. Além disso, é necessário ter inteligência emocional para realmente se adaptar a essas mudanças e ter o conhecimento técnico adequado.

Com formação adequada, é possível atuar em qualquer área técnica de seguros. Um estudante pode se interessar, por exemplo, por gestão de pessoas, gestão de projetos ou mesmo por produtos específicos, como Seguro de Automóveis ou Rural.

Nota máxima no MEC

Esses e outros temas são abordados na Graduação em Gestão de Seguros, ministrada pela ENS. A formação ocorre ao longo de dois anos e dá uma visão geral de todos os segmentos de seguro.

Segundo a diretora da ENS, a maior parte dos 100 alunos formados no curso em 2023 já trabalhava em seguradoras e fez a graduação justamente para complementar a formação. Já os demais, conseguiram colocação logo após o término das aulas.

“Nosso curso tem a nota 5 no MEC (classificação para curso de excelência), e isso é uma referência importante, que as seguradoras apreciam muito”, afirmou a executiva.

A ENS está com matrículas abertas para a Graduação em Gestão de Seguros, na modalidade on-line. As aulas terão início em 19 de fevereiro.

Confira mais informações, como possibilidades de bolsas de estudos, no endereço profissãosegura.com.br, onde também é possível se inscrever no processo seletivo.

Artigos Relacionados