A noite do último dia 1º de outubro foi marcada por celebração e emoção na Escola de Negócios e Seguros (ENS). A Instituição promoveu mais uma cerimônia de colação de grau, a última de 2025, que coroou a jornada de 90 alunos da Graduação em Gestão de Seguros.


Realizada em formato híbrido, a solenidade reuniu formandos de diversas regiões do País, com participações on-line ao vivo e presenciais, nos auditórios da Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), e da Unidade São Paulo (SP). Familiares e amigos acompanharam momentos de grande satisfação e orgulho com a conquista do tão esperado canudo.
Na capital paulista, a mesa solene foi composta pela diretora de Ensino, Maria Helena Monteiro, pela gerente de Ensino, Simone Maiello, e pelo professor José Antonio Varanda, coordenador das Graduações e patrono escolhido pela turma.
Já no Rio de Janeiro, a cerimônia contou com a presença do professor Maurício Viot, paraninfo da turma, do gerente de Produtos, Ronny Martins, e do superintendente de Marketing e Vendas, Luiz Mattua.
Homenagens
Em seu discurso, Maria Helena Monteiro destacou a importância da formação superior no desenvolvimento de lideranças e na consolidação de carreiras promissoras no setor de seguros.

“Com a inteligência e a garra de cada um de vocês, somadas à tradição de uma instituição cinquentenária de excelência, a um corpo docente de altíssimo nível e a um curso reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação, o futuro que os aguarda é extremamente auspicioso”, afirmou.
A diretora reiterou o compromisso da Escola com a educação continuada e com o futuro dos novos profissionais. “Sigam contando com a ENS, estaremos sempre de portas abertas para recebê-los em novas jornadas de aprendizado e desenvolvimento”, concluiu.
Durante o evento, os docentes da Graduação, Leonor Chaves, Ricardo Nascimento e Caio Tebaldi, receberam homenagem dos formandos pela dedicação, compromisso e contribuição ao longo da jornada acadêmica.
Veja fotos como foi a última colação de 2025 na ENS:







