Amigo do Seguro inicia primeira turma de 2025 

No dia 19 de maio, tiveram início as aulas da primeira turma de 2025 do Amigo do Seguro, programa de responsabilidade social da Escola de Negócios e Seguros (ENS). A iniciativa promove inclusão por meio da qualificação profissional e abre portas para que jovens em situação de vulnerabilidade tenham oportunidade de estágio no setor de seguros. 

Realizada em parceria com a Associação Clube Salutar, CAPEMISA Seguradora, Lar Fabiano de Cristo (LFC), Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a turma reúne 72 estudantes entre 16 e 22 anos, oriundos do ensino médio da rede pública. 

Boas-vindas 

O encontro de abertura, realizado de maneira remota, marcou o primeiro contato dos alunos com os realizadores do programa. A diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro, participou das atividades ao lado da vice-presidente da Fenacor, Maria Filomena Branquinho; do assessor da Presidência da CNseg, André Nunes; do diretor da Associação Clube Salutar, Fabio Lessa; e da diretora-presidente do Lar Fabiano de Cristo, Regina Maria de Oliveira. 

Também estiveram presentes a gerente de Ensino da ENS, Simone Maiello; a coordenadora de Ensino da Escola, Andreia Justo; e colaboradores da área de Ensino da Instituição. 

Formação e oportunidades 

Ao longo de aproximadamente dois meses, os jovens assistirão a aulas on-line ao vivo, transmitidas para as unidades do Lar Fabiano de Cristo, onde estarão reunidos presencialmente, sob supervisão de um colaborador da entidade. 

A formação inclui disciplinas como “Iniciação em Seguros”, “Atendimento ao Cliente” e “Noções de Seguro de Automóveis, Residencial e Seguros de Pessoas”, além de módulos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional, como “Comunicação e Relacionamento Interpessoal”, “Português” e “Pacote Office”. Ao todo, serão 68 horas de aula. 

Participam desta edição alunos das unidades do LFC em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caçapava (SP), Caucaia (CE), Florianópolis (SC) e Manaus (AM). Ao final do curso, os aprovados receberão certificado de conclusão e serão indicados pela ENS aos Sindicatos dos Corretores de Seguros (Sincors) de seus estados, para concorrerem a vagas de estágio. 

Sobre o programa 

Criado em 2002, o programa Amigo do Seguro já beneficiou mais de 3,6 mil jovens, em mais de 130 turmas realizadas nas cinco regiões do País. Para muitos deles, a iniciativa representou o primeiro contato com o mundo profissional e se consolidou como oportunidade de inserção no mercado de trabalho. 

Artigos Relacionados