
No dia 19 de maio, tiveram início as aulas da primeira turma de 2025 do Amigo do Seguro, programa de responsabilidade social da Escola de Negócios e Seguros (ENS). A iniciativa promove inclusão por meio da qualificação profissional e abre portas para que jovens em situação de vulnerabilidade tenham oportunidade de estágio no setor de seguros.
Realizada em parceria com a Associação Clube Salutar, CAPEMISA Seguradora, Lar Fabiano de Cristo (LFC), Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a turma reúne 72 estudantes entre 16 e 22 anos, oriundos do ensino médio da rede pública.
Boas-vindas
O encontro de abertura, realizado de maneira remota, marcou o primeiro contato dos alunos com os realizadores do programa. A diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro, participou das atividades ao lado da vice-presidente da Fenacor, Maria Filomena Branquinho; do assessor da Presidência da CNseg, André Nunes; do diretor da Associação Clube Salutar, Fabio Lessa; e da diretora-presidente do Lar Fabiano de Cristo, Regina Maria de Oliveira.
Também estiveram presentes a gerente de Ensino da ENS, Simone Maiello; a coordenadora de Ensino da Escola, Andreia Justo; e colaboradores da área de Ensino da Instituição.

Formação e oportunidades
Ao longo de aproximadamente dois meses, os jovens assistirão a aulas on-line ao vivo, transmitidas para as unidades do Lar Fabiano de Cristo, onde estarão reunidos presencialmente, sob supervisão de um colaborador da entidade.
A formação inclui disciplinas como “Iniciação em Seguros”, “Atendimento ao Cliente” e “Noções de Seguro de Automóveis, Residencial e Seguros de Pessoas”, além de módulos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional, como “Comunicação e Relacionamento Interpessoal”, “Português” e “Pacote Office”. Ao todo, serão 68 horas de aula.
Participam desta edição alunos das unidades do LFC em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caçapava (SP), Caucaia (CE), Florianópolis (SC) e Manaus (AM). Ao final do curso, os aprovados receberão certificado de conclusão e serão indicados pela ENS aos Sindicatos dos Corretores de Seguros (Sincors) de seus estados, para concorrerem a vagas de estágio.
Sobre o programa
Criado em 2002, o programa Amigo do Seguro já beneficiou mais de 3,6 mil jovens, em mais de 130 turmas realizadas nas cinco regiões do País. Para muitos deles, a iniciativa representou o primeiro contato com o mundo profissional e se consolidou como oportunidade de inserção no mercado de trabalho.