Convidadas debateram a importância de produtos adequados à necessidade dos clientes
Na tarde da última segunda-feira, 9 de agosto, a ENS promoveu, em parceria com a ANSP, o oitavo encontro do ciclo “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado”. A série faz parte das ações comemorativas pelo aniversário de 50 anos da Escola. Transmitida no canal do YouTube da ENS, a live reuniu a CEO da Liberty Seguros, Patricia Chacon, a diretora Comercial da Locomotiva Seguros, Antônia Oliveira, e a professora da ENS, Andresa Pugliesi, que mediou os debates.
Na abertura do evento, a diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, ressaltou a proposta do circuito, além de dar as boas-vindas para as executivas convidadas. “Nos nossos encontros sobre Inovação na Prática, sendo este o oitavo, o intuito da Escola é o de convidar executivos e CEOs de empresas do mercado para dialogar sobre o que está sendo feito com relação à inovação, tanto nas seguradoras quanto nas corretoras. Temos, hoje, uma live bastante feminina, com mulheres em posição de destaque no setor, pois sabemos que é pouca a participação delas em altos cargos”, afirmou.
Produtos adequados ao cliente
A CEO da Liberty Seguros, Patricia Chacon, explicou as diversas formas que a inovação adquire na companhia, destacando três fundamentos nos quais a empresa se baseia para seguir avançando nos novos tempos: desenvolvimento de produtos adequados à necessidade dos clientes, jornadas fluidas e cocriação.
“Entendemos que hoje e, no futuro, ter uma oferta adequada à necessidade do cliente é essencial para o nosso mercado. No Brasil, o seguro é facultativo, portanto, o cliente precisa ver valor no que ele está comprando. Além disso, prezamos sempre por entregar jornadas fluidas, seja para os nossos clientes, seja para os nossos corretores, a fim de eles tenham um atendimento de excelência. Por último, acreditamos na cocriação com os corretores e investimos muito em estudos de tendência. Temos um conselho de corretores, formado por 120 profissionais no país todo, representados em reuniões por 12 conselheiros, e que, de fato, orientam nosso staff executivo sobre tendências, erros e acertos”.
Frutos da inovação na Liberty, o recém-lançado produto de seguro automóvel chamado Auto Controle e o seguro de vida Meu Momento de Vida corroboram este processo. “No Auto Controle, o seguro é pago por quilometragem, ou seja, o cliente paga mensalmente apenas pelo quanto dirige. Já o Meu Momento de Vida é um seguro adequado à necessidade da pessoa naquela fase da sua vida, adaptado ao momento pelo qual ela está passando”, explicou Patrícia Chacon.
Novas tendências de mercado
Especialista em seguros de vida, a diretora Comercial da Locomotiva Seguros, Antônia Oliveira, que também faz parte do conselho de corretores da Liberty, comentou sobre a importância de despertar o interesse pelo estudo e pela pesquisa sobre as novas tendências de mercado, a fim de que o profissional se desenvolva dentro do novo cenário econômico.
“Todo corretor que precisa crescer e se desenvolver, deve estar atento principalmente às mudanças, às tendências, a maneira como as pessoas consomem. E o insight que eu tive há tempos, participando do conselho da Liberty, foi justamente a questão do digital. A pandemia até acelerou o processo, mas nós já prevíamos que a tecnologia traria mudanças na forma de consumo dos produtos. Tanto que, durante as reuniões, já trabalhávamos na construção de produtos digitais, online e por comportamento. Hoje, é necessário humanizar o marketing, porque os consumidores buscam por informação de qualidade sem a pressão da venda”, concatenou.
Próxima parada
O 9º encontro do circuito de lives sobre Inovação acontecerá no dia 18 de agosto, às 17h, e terá como convidados o CEO da Sompo Seguros, Alfredo Lália Neto, o diretor Comercial da It’sSeg Company, Carlos Eduardo Sarkovas, e o professor da ENS, Inaldo Bezerra, que será a mediador. Interessados em assistir à transmissão podem se inscrever gratuitamente no endereço ens.vc/inovacaosetorseguros9.