Lançada Graduação em Gestão Financeira 

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) anunciou, no final de março, o lançamento da Graduação em Gestão Financeira, que passa a integrar o portfólio da Instituição a partir de 2026. 

Com proposta alinhada às transformações do mercado, o programa nasce com um diferencial: integrar os universos de seguros e finanças. O objetivo é qualificar profissionais com visão ampliada e capacidade de atuar em diferentes frentes. 

“O programa foi estruturado justamente para conectar esses dois segmentos da economia, que, na prática, operam de forma complementar. A ideia é formar os profissionais com uma perspectiva de atuação integrada, capazes de transitar tanto no ambiente de seguros quanto no financeiro”, explica o coordenador da nova Graduação em Gestão Financeira, José Varanda. 

José Varanda / Crédito das fotos: ENS

Mercados em ascensão 

O lançamento do curso ocorre em um contexto de expansão e crescente complexidade do mercado financeiro brasileiro, um dos maiores da América Latina. Bancos, fintechs, seguradoras e cooperativas de crédito vêm ampliando operações em um ambiente cada vez mais dinâmico e tecnológico. 

Avanços como o PIX, os criptoativos e a digitalização de serviços vêm acelerando mudanças na área de Finanças e, com isso, ampliando a demanda por profissionais qualificados, com formação sólida e visão multidisciplinar. 

Acompanhando esse cenário, a indústria de seguros também mantém trajetória de crescimento. Segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o setor movimentou R$ 764,5 bilhões em 2025, entre prêmios, contribuições previdenciárias e faturamento de capitalização, alta de 1,8% em relação ao ano anterior. 

Para a diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro, esse ambiente reforça a necessidade de formação especializada.

“A evolução dos mercados financeiro e de seguros evidencia a necessidade de profissionais cada vez mais preparados, com visão técnica e capacidade de circular entre diferentes áreas. Essa graduação responde diretamente a essa demanda”, destaca. 

Maria Helena Monteiro

Aproveitamento acadêmico 

Com duração de dois anos e carga de 1.600 horas, a Graduação em Gestão Financeira é oferecida na modalidade EAD, com encontros on-line ao vivo. A primeira turma tem início previsto para 3 de agosto de 2026. 

Um dos atrativos do programa é o aproveitamento acadêmico por parte dos egressos da Graduação em Gestão de Seguros, ministrada pela ENS. Como parte da estrutura curricular dos dois cursos é comum, alunos formados em Gestão de Seguros podem concluir a Gestão Financeira em prazo reduzido. 

“Quando desenhamos essa graduação consideramos também a continuidade da formação dos nossos alunos. A ideia é permitir a quem já passou pela Gestão de Seguros a ampliação de sua atuação, incorporando competências da área Financeira e fortalecendo ainda mais o perfil profissional”, afirma Varanda. 

Inscrições abertas 

As inscrições para a primeira turma estão abertas e seguem até 31 de julho de 2026. Candidatos que se matricularem até 3 de maio garantem a primeira mensalidade no valor promocional de R$ 99,00. Alunos e ex-alunos da ENS contam com condições especiais. 

O ingresso no curso pode ser feito por processo seletivo gratuito (redação on-line) ou aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Mais informações estão disponíveis na aba “Graduação”, no site oficial da ENS (ens.edu.br), ou pelos canais de atendimento da Instituição: e-mail vestibular@ens.edu.br e telefone 0800 025 3322. 

Artigos Relacionados