Às margens do Rio Douro, a segunda maior cidade de Portugal encanta os visitantes ao combinar o charme do “velho mundo” com belas paisagens, uma história fascinante e arquitetura grandiosa. Porto não é apenas um lugar cobiçado para se viver, mas um dos principais destinos turísticos para viajar em 2024.
Isso se deve não apenas à rica cultura, gastronomia farta e horizontes invejáveis que a cidade possui, mas também à forte atuação nos campos da inovação e tecnologia.
Escolhido por multinacionais e start-ups em crescimento, Porto conta com um forte ecossistema de empreendimento que abriga mais de 90 universidades e centros de investigação. Entre elas, se destacam a Universidade do Porto e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC-TEC), que favorecem o investimento de empresas do mundo todo.
A cidade concentra ainda cerca de 600 startups ativas, que empregam aproximadamente 8.900 pessoas.
Economia e seguros em alta
Quando o assunto é crescimento, Portugal domina o tema. Figurando entre os países da União Europeia com expansão econômica mais forte, fechou o terceiro trimestre de 2023 com PIB de 1,9%, à frente de nações como Espanha, que registrou 1,8%, e Bélgica, com 1,5%.
Isso configura um ambiente favorável para o setor de seguros, uma vez que o crescimento está associado a um maior poder aquisitivo da população e a um aumento nas atividades empresariais.
Com esse cenário auspicioso, a cidade do Porto está sendo chamada de “a nova capital do seguro de Portugal”, título atribuído por especialistas do setor devido ao crescimento econômico do país.
Imersão e treinamento no Porto
Como principal instituição de ensino de seguros do Brasil, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) ministra, há mais de duas décadas, programas de treinamento no exterior que proporcionam a profissionais brasileiros uma vivência completa em países expoentes em seguros.
Para 2024, a ENS programou a imersão “Práticas Europeias em Produtos e Distribuição em Seguros”, que abordará estratégias de negócios, produtos, tecnologias, processos de trabalho e principais desafios enfrentados no mercado europeu, em particular o português.
O treinamento acontecerá entre 20 e 24 de maio, na cidade do Porto, e estarão em pauta temas como transformação digital em seguros, desafios da mediação e ferramentas digitais, e soluções inovadoras em produtos e distribuição. Também haverá apresentação de casos de sucesso na mediação de seguros e de dados sobre a experiência em Portugal aplicada ao potencial do Brasil.
O programa contará ainda com visitas a grandes empresas do setor de Portugal, como MDS Group, Seguradora Real Vida, Seguradora Ageas e Seguradora Prévoir.
Os pré-requisitos para participar são ensino superior completo e experiência em seguros. Para conferir todos os detalhes do curso, como programação, valores e condições de investimento, clique aqui e faça sua inscrição!