Por: Carlos Heitor Campani, professor, pesquisador, consultor e autor na área de Investimentos, Previdência, Finanças Pessoais e Finanças Corporativas. Publicado na revista Valor Investe.
Olá, pessoal. Nesse post, quero compartilhar com você uma ideia que rege a minha vida financeira há anos e me ajuda muito a me organizar financeiramente e, em última instância, a ser mais feliz. Trata-se do orçamento anual: tenho certeza de que ele pode mudar a sua vida financeira para muito melhor.
Quando iniciamos nossa jornada profissional, recebemos o primeiro salário ao final do primeiro mês trabalhado, jamais no início. Em consequência, alguém precisou nos financiar por aquele primeiro mês, normalmente nossos pais ou algum amigo ou parente muito próximo ou nós mesmos, de uma forma ou de outra. Se incutirmos na educação dos nossos filhos a cultura do orçamento anual, tudo que precisaremos fazer é seguir bancando-o(a) por mais onze meses para que ele(a) possa juntar todo o seu primeiro “salário anual”.
Se você está no meio do caminho e quer repaginar sua organização financeira para melhor com o orçamento anual, seu primeiro passo é batalhar para construir sua reserva de emergência para cobrir um ano do seu custo de vida. Depois disso, será como se você recebesse seu salário anualmente. Ou seja, suponha que em 31 de dezembro de 2023, você tenha em sua reserva de emergência R$ 120 mil, que cobrem seu padrão de vida por um ano. Você se planejará para viver com esse montante ao longo de todo o ano de 2024: em outras palavras, você seguirá seu orçamento de R$ 10 mil por mês! Os benefícios do orçamento anual quando comparado com o tradicional orçamento mensal são enormes.
Clique aqui para ler meu artigo, originalmente publicado em minha coluna no investing.com, listo esses benefícios um a um de forma clara e simples, além de explicar todos os detalhes do orçamento anual para você mudar a sua vida financeira e ser mais feliz e menos dependente de dinheiro.
Quem quiser se conectar comigo nas redes sociais (Instagram, Youtube e LinkedIn), será um grande prazer: ajude-me a fazer o meu conteúdo em educação financeira e previdenciária chegar a mais e mais pessoas! Ah, e tem o meu canal no Spotify também, viu? Com muita educação financeira! @carlosheitorcampani