Com lastro para crescer, Seguro Rural exige qualificação profissional 

Mesmo sendo um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o Brasil protege pouco sua atividade no campo. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), apenas 16% da área agrícola nacional está segurada, número inferior ao de outros países que também lideram a produção global, como os Estados Unidos, onde a cobertura chega a 80%. 

Embora o agronegócio represente cerca de 25% do PIB brasileiro, segundo a CNA, a baixa adesão ao Seguro Rural acende um sinal de alerta. Em 2024, os pedidos de recuperação judicial no setor agropecuário cresceram 138% em relação ao ano anterior, somando mais de 1,2 mil solicitações, conforme dados do Serasa Experian, divulgados pela CNN Brasil.  

Essas estatísticas revelam a vulnerabilidade financeira que marca o setor e evidenciam a relevância do Seguro Rural como instrumento essencial de previsibilidade, estabilidade e proteção de toda a cadeia produtiva, do pequeno produtor ao sistema bancário e às políticas públicas. 

Certificação Avançada 

Nesse cenário, cresce a demanda por capacitação técnica para atuar no segmento. Sempre comprometida com a qualificação dos profissionais do setor, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) criou a Certificação Avançada em Seguro Rural, que está com inscrições abertas para a segunda turma. 

Lançado em 2024 com ótima receptividade do mercado, o programa oferece um panorama completo do Seguro Rural, que inclui modalidades e legislação, coberturas e exclusões, elementos essenciais para análise e aceitação de riscos, regulação de sinistros, além de desafios, perspectivas e aspectos ligados ao resseguro. 

Com corpo docente altamente especializado e duração de 18 horas, a certificação é indicada para profissionais de seguradoras, resseguradoras, corretores de seguros, atuários, gestores de risco, advogados e reguladores. A coordenação acadêmica é dos docentes Gustavo León e Juliano Ferrer.

As aulas terão início em 6 de outubro (inscrições até o dia 3 do mesmo mês) e serão ministradas na modalidade ao vivo, às segundas e terças-feiras, à noite. 

Associados da AIDA, parceira da ENS na realização do curso, têm condições especiais de investimento: até 6 de setembro, podem optar por 10 parcelas de R$ 238,40 ou desconto de 20% para pagamentos à vista. Para não associados da AIDA, o valor de cada uma das 10 parcelas é de R$ 268,20, e o abatimento à vista, de 10%. 

Clique nos links acima e capacite-se para atuar em um segmento com grande espaço para expansão. 

Artigos Relacionados