Eventos presenciais, online e ações internas marcam a participação da Susep entre 12 e 18 de maio

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) organizará e participará de uma série de eventos durante a 12ª Semana de Educação Financeira (Semana ENEF), que ocorrerá entre os dias 12 e 18 de maio e terá como tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”.
Destaques da programação
12/05 (segunda-feira)
- 10h – Solenidade de Abertura da 12ª Semana ENEF
Organizada pela Susep, na qualidade de presidente do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), a cerimônia ocorrerá no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, com a presença de autoridades e membros do FBEF. O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal da Susep no YouTube.
- 14h – Evento “Seguros para Todos: educação financeira, vulnerabilidade socioeconômica e seguros inclusivos”
Realizado com apoio da CNseg, FenSeg, FenaPrevi e FenaCap, também no auditório do MEC, o evento discutirá educação financeira, vulnerabilidade socioeconômica e seguros inclusivos, abordando a importância da educação previdenciária e securitária para o desenvolvimento do País. O link e o canal de transmissão serão divulgados em breve nos canais oficiais da Susep.
Ambos os eventos contarão com transmissão ao vivo pelo canal da Susep no YouTube.

13/05 (terça-feira)
- 9h – Webinar “Construindo Futuros: uma mobilização pela Educação Financeira no Brasil”
Evento virtual organizado pela Susep, com a participação de representantes de diferentes entidades para discutir perspectivas e desafios da educação financeira no País. Transmissão ao vivo pelo canal da Susep no YouTube.
16/05 (sexta-feira)
- 11h – Live com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN)
Parceria entre Susep e STN para apresentar informações sobre produtos de previdência como RendA+, VGBL e PGBL, com transmissão ao vivo pelo canal da Susep no YouTube.
- 15h – Seminário “Dilemas da inclusão e educação financeiras”
Promovido em parceria com o Instituto de Economia da UFRJ, o evento será voltado a estudantes de graduação e tratará de questões atuais e relevantes para a educação financeira. Transmissão ao vivo pelo canal do IE-UFRJ no YouTube.
Acompanhe as atualizações da programação da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira, pois em breve divulgaremos os detalhes de cada evento, incluindo como participar e assistir às transmissões ao vivo. Não perca a oportunidade de se envolver e aprender mais sobre educação financeira!
Além da programação aberta ao público, a Susep também realizará ações voltadas a públicos específicos. Entre elas, destaca-se um encontro reservado com os integrantes do Grupo de Trabalho Política Nacional de Acesso, que discutirá os efeitos das desigualdades no acesso ao seguro, os instrumentos disponíveis aos consumidores e o papel da educação financeira nesse contexto. Internamente, a Autarquia promoverá iniciativas voltadas ao bem-estar financeiro de seus colaboradores, reforçando o compromisso institucional com a promoção de uma cultura de escolhas conscientes também no ambiente de trabalho.
Sobre a Semana ENEF
Desde 2014, a Semana ENEF tem se consolidado como um evento nacional de referência na promoção da educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. Reunindo diversas iniciativas gratuitas em todo o Brasil em 2025, seu foco principal será preparar crianças, adolescentes e jovens para um futuro financeiramente mais consciente.
Para conhecer todas as iniciativas cadastradas pelas diversas entidades públicas e privadas, acesse o site da Semana ENEF.
Sobre o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF)
Criado em 2020, o FBEF coordena a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e promove ações colaborativas para elevar o nível de educação financeira no Brasil. Sua presidência é rotativa e será exercida pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) até junho de 2026.
A ENEF tem foco em iniciativas, projetos e programas realizados pelos integrantes do Fórum, tanto de forma individual quanto por meio de parcerias com instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.
Além da Susep, compõem o Fórum:
- Banco Central do Brasil (BCB);
- Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN);
- Ministério da Previdência Social (MPS);
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC);
- Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon);
- Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Assessoria de Imprensa Susep