Nas últimas semanas, a ENS promoveu mais duas lives do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, transmitidas em seu canal oficial no YouTube. Nos eventos, o gerente Regional São Paulo da Escola, Ronny Martins, recebeu o CEO da TEx, Emir Zannato, e o CEO da Zipia, Pedro Yue.
Os bate-papos sobre empreendedorismo, tendências de mercado e novas tecnologias reforçaram a relevância desses movimentos para o mercado de seguros.
Na live do dia 11 de novembro, Emir Zanatto falou sobre o processo de criação da startup e apresentou os produtos ofertados pela TEx, entre eles o Teleport, um dos pioneiros, que funciona como ferramenta multicálculo. “Hoje em dia, ele é uma ferramenta de cálculo e gestão online, via API, 100% autorizado por todas as companhias. Serve para conduzir e ajudar a corretora a crescer cada vez mais”.
Emir afirmou ainda que todas as insurtechs devem estar atentas ao cenário internacional e ao futuro da tecnologia. “Nós temos um mercado muito diferente, com um nível de complexidade grande que nos torna referência. Devemos olhar para o mercado de tecnologia e enxergar de que forma ele pode mudar a vida e o cotidiano das pessoas”.
“Nós temos um mercado muito diferente, com um nível de complexidade grande que nos torna referência. Devemos olhar para o mercado de tecnologia e enxergar de que forma ele pode mudar a vida e o cotidiano das pessoas”.
Perfil de empreendedor
Quando questionado por Ronny Martins sobre o perfil ideal de um bom empreendedor, Zanatto assegurou que o principal é ser otimista. “Deve conversar com pessoas que estejam dispostas a compartilhar, ajudar e a contribuir, mas, sobretudo, deve ter vontade de fazer as coisas acontecerem. Coragem é a característica do empreendedor”.
Ele afirmou ainda que a receita do sucesso está nas atitudes. “O segredo não é o que fazer. E sim, como fazer”.
Corretor deve se adequar ao digital
Na 13ª live do Circuito de Empreendedorismo Insurtech, transmitida na última quinta-feira, 18 de novembro, Pedro Yue contou como surgiu a Zipia, hoje uma plataforma que gera demanda para os corretores de seguros e os aproxima do consumidor, em tempo real. “A plataforma entrega o ferramental para o corretor conseguir trabalhar e o contato com o consumidor acontece por meio do Zip.connections, onde é possível se conectar e se colocar disponível”.
Yue ressaltou que o corretor de seguros precisa se adequar ao formato digital. O empreendedor acredita que, com isso, os profissionais poderão prestar um atendimento mais humanizado, além de compreender a real necessidade do consumidor. “O corretor deve saber usar um multicálculo e rapidamente deve trazer alternativas para o seu cliente. A digitalização do corretor não significa que isso irá atrapalhar o seu trabalho”.
Pensando no futuro, o CEO destacou que a Zipia segue trabalhando para ampliar as funcionalidades da plataforma e aproximar ainda mais corretores e consumidores. “Nosso papel é maximizar a probabilidade desse encontro acontecer. Os corretores querem vender mais e nós queremos ampliar a eficiência desse processo”.
Próximo encontro
A 14ª live do Circuito de Empreendedorismo terá como convidado o especialista Bruno Gallo, da Amar Assist. Ele conversará com Samy Hazan, docente da ENS, no dia 25 de novembro, com transmissão pelo canal da Escola no YouTube, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas.