Em cerimônias on-line, 93 alunos receberam grau

Egressos são dos cursos de Graduação em Gestão de Seguros e Bacharelado em Administração

No dia 29 de março, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu cerimônias de colação de grau de 93 formandos de 2022, de turmas do Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência (11 alunos) e da Graduação em Gestão de Seguros on-line (82 alunos). 

As outorgas aconteceram de maneira remota, por meio da plataforma Microsoft Teams. Prestigiaram as atividades os dirigentes da ENS, Maria Helena Monteiro (diretora de Ensino), Paola Casado (diretora Administrativo-Financeira), Evellyn Pontes (gerente de Ensino Superior) e Monique Guimarães (coordenadora da Secretaria Acadêmica do RJ e de SP). 

Também participaram o coordenador dos dois cursos e patrono da turma, José Antonio Varanda, o professor Maurício Viot, escolhido como paraninfo pelos formandos da turma de Gestão de Seguros, e os docentes Luiz Macoto Sakamoto e Edval Tavares, que acompanharam a outorga dos alunos de Administração. 

Administradores modernos 

Em seu discurso, Maria Helena Monteiro enalteceu a qualidade dos alunos e expressou felicidade por formar sua primeira turma à frente do Ensino Superior da Escola.

“Vocês ainda não me conhecem, embora eu seja uma pessoa bastante conhecida no Ensino Técnico. Estou na Escola há 12 anos e assumi recentemente também o Ensino Superior. Tenho o maior orgulho de conduzir essa formatura, que é a primeira de vocês e a minha também, parabéns por essa grande conquista”. 

A diretora destacou que os formandos estão prontos para o mercado de trabalho. “A partir de agora, cada um de vocês está apto para ingressar no mundo profissional. É natural sentir medo e criar expectativas, mas posso assegurar para cada um de vocês, que estão preparados. Quero expressar a minha admiração e gratidão por vocês que agora deixam a ENS. Vocês são a mais nova geração de profissionais que vão contribuir para o desenvolvimento do mercado, principalmente o do mercado de seguros. Estou confiante de que farão a diferença”. 

O coordenador José Varanda lembrou aos alunos alguns momentos que passaram durante a jornada.

“Hoje é um dia muito especial para todos os presentes aqui, mas, em particular, para os nossos 11 novos administradores. Vale lembrar que, quando decidiram ingressar na nossa faculdade, todos vocês tinham um objetivo em comum, que era a tão sonhada formatura e a colação de grau. E esse dia finalmente chegou, pessoal. Agora vocês são administradores, assim como eu. Preciso lembrar que a caminhada não termina aqui, é um processo contínuo e espera-se que nós, administradores modernos, nos adaptemos às mudanças. Temos que buscar inovação e novos conhecimentos, só assim seremos bons profissionais e não tenho dúvidas de que vocês levarão as organizações ao sucesso. Parabéns”. 

Educação que transforma 

Na sequência, foi a vez da turma de Gestão de Seguros colar grau. Os 82 novos gestores prestaram homenagem ao paraninfo Maurício Viot, em pronunciamento da formanda Andreza Cardozo Pereira Castro. 

Emocionado, Viot destacou que esse é o melhor presente que pode receber. “Quando se recebe uma homenagem dessas a gente percebe que todo o esforço é recompensado”. 

A turma também ouviu palavras de agradecimento do patrono José Varanda. “Durante esses meus 44 anos lecionando, aprendi muita coisa. E, nesse caminhar, percebi que ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, é criar condições para que todos nós compartilhemos conhecimentos. O professor moderno tem que ensinar e educar. Lembro que Paulo Freire disse ‘se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda’. Educar é tornar as coisas difíceis parecerem fáceis. O educador ascende no aluno o desejo de aprender e de se transformar. Certa vez perguntaram para Nelson Mandela o que ele achava da educação. Ele disse que é a arma mais poderosa que se pode usar para transformar o mundo, e eu acrescento, também para transformar as pessoas. E nosso objetivo aqui na ENS é exatamente esse, transformar as pessoas, torná-las capazes de fazer coisas novas, de ousar, de inovar e de transformar a si e o seu semelhante”. 

Ao conferir a outorga aos alunos, Maria Helena lembrou as dificuldades enfrentadas ao longo dos dois anos de estudos.

“Me dá muita alegria ver esse grupo reunido. Cada um de vocês está capacitado para enfrentar os desafios da vida profissional. É o momento de colocar em prática tudo o que aprenderam e estudaram ao longo desses dois anos. É com muita alegria que celebro com vocês esse momento tão especial. Comemorem muito e meus parabéns. Que essa formatura seja um marco e um começo de uma trajetória muito brilhante, gratificante e muito feliz”, pontou a diretora. 

Artigos Relacionados