ENS inicia primeira turma da Certificação em ASG e Seguros

Programa esclarece a nova regulamentação sobre o tema e demais aspectos 

Na última semana, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) iniciou a primeira turma da Certificação Avançada em ASG e Seguros. Com sucesso de procura e aceitação por parte do público, a primeira edição do programa conta com 44 alunos inscritos e está sendo ministrada na modalidade on-line com aulas ao vivo. 

Ao todo, serão nove encontros com diversos profissionais especialistas nos mercados nacional e internacional. O curso abordará a influência dos aspectos ASG na seleção de ativos destinados à constituição de reservas técnicas, ao mesmo tempo em que ensinará as etapas para desenvolver um processo robusto de disclosure, via relatório de sustentabilidade. 

O primeiro encontro, no dia 18 de outubro, contou com aula ministrada pela doutora em Direito Civil, Bárbara Bassani. Sócia responsável pela área de Seguros e Resseguros no escritório TozziniFreire Advogados e diretora de Relações Internacionais da AIDA (Associação Internacional do Direito do Seguro), Bárbara apresentou detalhes da nova regulamentação da Susep, explicou a necessidade de adequação à nova regra e destacou os prazos que a entidades reguladoras terão para fazer o enquadramento. 

No segundo módulo do primeiro dia de atividades os alunos contaram com aula ministrada pela sócia do Campos Mello Advogados e líder da área de Seguros e Resseguros do DLA Piper, Marcela Hill. 

Investimento sustentável

A executiva aprofundou as discussões sobre sustentabilidade, ressaltando a importância do tema. Marcela apresentou comparativos com países que adotam medidas de carbono zero, citando o Reino Unido, onde atua, e destacou que a aderência às práticas sustentáveis impulsiona a arrecadação de fundos e de capital, que podem atingir novos stakeholders, acionistas e investidores. 

“Hoje em dia, o acesso a capital é pautado por sustentabilidade. Os grandes fundos, acionistas e stakeholders querem garantir que o dinheiro que estão investindo será em empresas que tenham uma preocupação com sustentabilidade. Por isso o tema é relevante. O conceito triple bottom line (Lucro, Planeta e Pessoas) é a integração de valores sociais, econômicos e ambientais no processo de contabilidade das empresas”, explicou. 

Quer fazer parte deste ecossistema de sustentabilidade? A segunda turma da Certificação Avançada em ASG e Seguros está prevista para março de 2023. Faça sua inscrição de interesse clicando aqui.

Artigos Relacionados