“Estamos em uma transformação profunda do nosso setor e a inovação é a palavra de ordem”

Para apresentar as principais inovações da indústria brasileira de seguros, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu, na segunda-feira, 8 de julho, a Master Class “Inovação e Insurtechs em Foco”. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da ENS no YouTube, marcou o lançamento da terceira turma da Certificação Avançada em Inovação de Seguros e Insurtechs.

A Master Class contou com a participação dos renomados especialistas em inovação no setor de seguros, Camila Calais, advogada partner do escritório Mattos Filho e docente da ENS, e Manuel Matos, 1º vice-presidente da Fenacor e coordenador do Comitê de Open Insurance da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

A mediação ficou a cargo do professor da ENS e consultor em Open Innovation, Samy Hazan, enquanto a abertura oficial foi feita pela diretora de Ensino da Escola, Maria Helena Monteiro.

Inovação com Sandbox 

Em sua explanação, Camila Calais revelou como o Sandbox está moldando o futuro das Insurtechs, oferecendo um ambiente para experimentação de novos modelos de negócios com menos regulamentações.

“No Brasil, já foram lançados dois editais de Sandbox, permitindo que empresas seguradoras operem com menos regulamentações que as tradicionais. Esse ambiente temporário oferece a essas empresas a chance de testar e validar inovações, obter orientação direta do regulador e, eventualmente, solicitar licença permanente”, comentou.

A advogada lembrou que, para o regulador, este modelo oferece a oportunidade de aprender com a inovação e ajustar regulamentações existentes, enquanto para o consumidor, os benefícios incluem seguros mais customizados, aquisições ágeis, atendimento digitalizado e produtos mais acessíveis.

A distribuição de seguros com Opin 

Já Manuel Matos destacou o papel das Sociedade Processadora de Ordem do Cliente (SPOCs) no ecossistema de Open Insurance, que trará uma nova era de personalização e eficiência no mercado de seguros. “Acredito firmemente que estamos passando por uma transformação profunda no nosso setor, e a inovação é a palavra de ordem”, afirmou.

O executivo ressaltou o papel das SPOCs como ferramentas poderosas que podem transformar o setor, sem eliminar a necessidade da experiência humana. “O Open Insurance não é apenas uma mudança tecnológica ou regulatória, mas uma evolução na forma de pensar e operar no mercado, provocada pelos novos hábitos de consumo dos clientes”.

Certificação Avançada 

Após as apresentações, Samy Hazan destacou que o setor está se tornando mais complexo e com escopo ampliado. Nesse sentido, ele reforçou a importância da Certificação Avançada em Inovação em Seguros e Insurtechs da ENS, que capacita os profissionais a navegar neste novo ecossistema de inovação.

“A Certificação é um dos poucos programas, não só no Brasil, mas em toda a América Latina, que apresenta o conteúdo abrangente sobre as mudanças no ecossistema da indústria de seguros”, disse. 

Aulas em agosto 

O curso será ministrado de maneira on-line e ao vivo, com aulas à noite. As inscrições seguem abertas até 23 de agosto e há desconto promocional para quem efetuar matrícula até 25 de julho.

“Nosso objetivo é preparar os profissionais do mercado para transitar com confiança neste novo cenário”, complementou Hazan, que também é o coordenador da Certificação. 

Faça parte deste novo cenário de inovação no setor de seguros. Clique aqui para conhecer o curso e garantir sua presença.

Artigos Relacionados