Antenada às principais novidades do mundo dos negócios e do setor de seguros, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) transmitiu, na última quinta-feira, 30 de março, em seu canal oficial no YouTube, a live “ChatGPT: Inteligência Artificial a serviço do corretor de seguros”.
O encontro, mediado pelo gerente de Estratégia, Inteligência Comercial e Processos da ENS, Ronny Martins, teve como convidado especial o corretor de seguros, especialista em ferramentas digitais, desenvolvedor front-end e consultor de SEO, Danilo Silva.
A diretora de Ensino da Escola, Maria Helena Monteiro, conduziu a abertura da live.
“O ChatGPT é uma ferramenta fantástica, extremamente importante. Esta é a primeira semente que estamos lançando para pavimentar um caminho que será inexorável, que é a evolução da IA, e o que ela significa nas plataformas de Open Insurance e no novo papel do corretor de seguros. Dentro de pouco tempo vamos ter um cenário completamente diferente da atividade do corretor de seguros quando falarmos de Open Insurance e outras plataformas que estão vindo e modificando a nossa realidade”, sinalizou Maria Helena.
Tecnologia, aliada ou entrave?
Para contextualizar, Danilo Silva explicou o conceito do ChatGPT e o motivo que fez a ferramenta ganhar tanta notoriedade nas redes. “O ChatGPT foi lançado no final de novembro e, em poucos meses, atingiu 100 milhões de usuários ativos por mês, ultrapassando o TikTok, que foi outra febre de mercado. Ele foi divulgado em todos os veículos de comunicação e recebeu um grande aporte financeiro da Microsoft, de cerca de um bilhão de dólares. A ferramenta é diferente do chat bot tradicional que estamos acostumados. O ChatGPT tem uma pegada conversacional aprimorada, na qual você pode dialogar e, nessa mesma conversa, a IA consegue entender o que você deseja e lhe responde de forma personalizada. Esse é o grande diferencial, a característica de aprendizagem, em que a IA vai aprimorando as respostas à medida que você conversa com ela”.
Outro ponto esclarecido no encontro foi sobre a IA ser um entrave para os corretores de seguros. Silva desmistificou esse mito e explicou a utilidade da ferramenta em benefício desses profissionais.
“Pensando em vendas, você precisa enxergar um público-alvo. A partir dessa premissa, você abre o ChatGPT e explora os riscos, os benefícios e as vantagens que seu produto oferece ao cliente. Você pode pedir à ferramenta uma lista de informações com base no seu público-alvo e, com isso, em mãos, o corretor pode usar o diálogo da forma como se comunica com seus clientes”.
O especialista alertou, no entanto, que, embora a ferramenta seja muito avançada, ela não é perfeita e precisa passar por revisão humana. “O ChatGPT usa uma base que nem sempre está correta, tem informações que precisam ser revisadas e corrigidas. A ferramenta ainda depende do ‘humano’. Então, o corretor que usar a ferramenta precisa revisar os conteúdos, até porque o mercado de seguros é muito dinâmico e nem sempre a IA é atualizada”.
Dicas para captar clientes
A necessidade de profissionais serem mais atuantes e presentes no universo digital, especialmente o corretor de seguros, que é relacional, também foi abordada na live.
“Pensando no marketing digital, o que eu enxergo para o corretor de seguros é que não dependa apenas das redes sociais, você estará construindo sua casa no terreno de terceiros. Se um dia as redes do grupo Meta deixarem de existir – o que é muito improvável – ou se o seu perfil for desativado por descumprir alguma diretriz, você vai ser prejudicado”.
Danilo Silva provocou ainda os corretores para outras possibilidades na venda de seguros. “Não dependa apenas das redes sociais, recomendo que o corretor tenha um site. Você pode mudar de empresa, de identidade ou de hospedagem, mas o site vai continuar sendo seu. Através do seu site você consegue controlar o conteúdo, criar landing pages para conquistar visitas de maneira orgânica e também para captar clientes que pesquisam no Google”.
Para quem deseja mais informações sobre o tema, o especialista disponibiliza o blog danilosilva.com. Não deixe de conferir!
Confira na íntegra!
Esse e todos os circuitos de lives que a ENS promove podem ser conferidos a qualquer momento no canal da Escola no YouTube. Clique aqui para assistir ao encontro mais recente e aproveite para se inscrever e acompanhar as próximas novidades.