Dando continuidade ao circuito de lives “ASG e o Futuro do Seguro no Brasil”, a Escola de Negócios e Seguros (ENS), promoveu, na última quinta-feira, 5 de maio, o terceiro encontro da série. Com transmissão simultânea pelo LinkedIn e YouTube, o docente da Escola, Mauricio Leite, foi o responsável pela mediação do evento, que contou com a participação do CEO da Porto, Roberto Santos.
O diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, conduziu a abertura e agradeceu ao CEO por estar presente em mais um evento da Escola. “Quero agradecer ao Roberto e à contínua parceria, com sua importante participação em nossos eventos. Sua contribuição na série de lives de 2021, focadas em Inovação, já foi vista por mais de 10 mil pessoas e tem sido um instrumento importante de comunicação da ENS com o mercado de seguros”, enfatizou Godoy.
O diretor ressaltou ainda as ações da seguradora. “Sabemos que a trajetória de empresas de sucesso é construída com boas práticas de gestão e transparência, das quais a Porto sempre foi um exemplo no mercado. Podemos ousar afirmar que muitas das ideias expostas hoje nortearão o que será feito em todo o mercado nesse século”.
Sustentabilidade sempre presente
O primeiro aspecto da prática ASG (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança) abordado no encontro foi o relacionado ao Meio Ambiente. Roberto Santos comentou ações em que a seguradora está envolvida visando reduzir o impacto ambiental e destacou as atividades da empresa de desmonte legal de peças, a Renova Ecopeças.
Segundo o CEO, todo o processo de reaproveitamento e descarte de peças dos veículos é feito de maneira sustentável. “Em 2021, a Porto reciclou aproximadamente 2.200 toneladas de materiais automotivos. Foram 1.300 veículos desmontados e suas peças reaproveitadas e comercializadas, e outros 1.800 veículos prensados, oriundos de sinistros e indenização da própria Porto”.
O executivo destacou os cuidados da seguradora ao realizar suas operações de desmontagens. “Temos muita atenção com o derramamento de óleo. Cuidamos da proteção ao solo e temos uma impermeabilização para fazer as desmontagens de maneira sustentável. Trabalhamos também com descartes adequados de óleo nos nossos centros automotivos, ou seja, o óleo dos veículos é destinado a reciclagem e deixa de ser descartado em qualquer local poluindo o meio ambiente. Isso é um valor agregado incrível para a sociedade”, revelou.
Um “Porto Seguro” para todos
O executivo também abordou as ações de cunho social que a Porto Seguros empreende, entre elas o instituto “Ação pela Paz”. Segundo Santos, a seguradora busca conscientizar as pessoas egressas do sistema prisional a se capacitarem, no instituto, como mão de obra para o mercado. “Entendemos que a pessoa vai cumprir uma pena e, quando sai, não tem condições de se recolocar no mercado de trabalho. A possibilidade de voltar para o crime é enorme”, destacou.
Outra atividade social pontuada pelo CEO aconteceu durante a pandemia e consistiu na distribuição de quentinhas. Os alimentos eram comprados, colocados nas embalagens e distribuídos em locais estratégicos pelos prestadores de serviço da empresa.
“Cuidamos dos nossos prestadores de serviços e também de todo o nosso entorno, olhamos para os estabelecimentos que tiveram suas operações interrompidas. Decidimos comprar comida dos restaurantes por quilo para entregar a quem passa fome. Comprávamos as embalagens, a comida dos restaurantes baseada no faturamento de 80% por dia e, por fim, gerávamos trabalho para os prestadores, que eram os responsáveis pelas entregas”.
O executivo finalizou enfatizando a essência da Porto Seguros e fez uma alusão ao nome da seguradora. “Essa é a nossa essência, ser cada vez mais um Porto Seguro para as pessoas”.
Próximo encontro
O quarto encontro do circuito “ASG e o Futuro do Seguro no Brasil” acontecerá no dia 18 de maio. O docente Mauricio Leite conversará com Camila Asenjo, diretora de Pessoas da Icatu Seguros, sobre as ações e atividades da seguradora relacionadas a Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança. Inscreva-se e acompanhe!