Com grande tristeza e consternação, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) recebeu a notícia do falecimento, no último sábado, 16/11, da professora Suzana Munhoz da Rocha, aos 78 anos.
Doutora em Filosofia Social, a educadora Suzana Munhoz deixou sua marca inovadora por onde passou. Na década de 90, foi secretária executiva da Fundação Escola Nacional de Seguros – Funenseg, hoje Escola de Negócios e Seguros (ENS).
Em sua gestão, reestruturou o modelo de ensino da Escola e iniciou o processo de difusão da cultura do Seguro em todo o País. Foi responsável pela descentralização das atividades da Instituição ao criar Núcleos Regionais em vários estados.
Criou parcerias internacionais, incentivou a pesquisa acadêmica e deu voz à produção intelectual por meio de publicações específicas, como a série Cadernos de Seguro – Teses.
Munhoz também ajudou a democratizar o Seguro junto à sociedade, ao distribuir materiais para bibliotecas universitárias, incluir o tema em programas acadêmicos e idealizar a iniciativa “Seguro: um projeto de vida”, voltada a escolas de ensino fundamental e médio.
Trabalhou na Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 1971 a 1994, dedicando grande parte de sua carreira ao Departamento de Filosofia, o qual chefiou entre 1977 e 1979, além de ter sido pró-reitora de Ensino e Pesquisa, de 1988 a 1990.
Foi secretária de Estado da Cultura e do Esporte no Paraná, durante o mandato do governador João Elísio Ferraz de Campos.
O sepultamento de Suzana Munhoz ocorreu no último domingo, 17/11, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Pinhais (PR).
Neste momento de tanta dor e pesar, a ENS registra os sinceros sentimentos e se solidariza a familiares e amigos.