A consolidação da internet nas últimas décadas e o surgimento de novas tecnologias, como os smartphones, transformaram o Marketing e as formas de lidar com o consumidor. Fazendo uso das práticas e ferramentas digitais, o setor se tornou um amplo mercado de trabalho, que possibilita atuação em diferentes funções.
Após cursar uma faculdade, como a Graduação Tecnológica em Marketing, ministrada pela Escola de Negócios e Seguros, o profissional deve escolher qual atividade deseja desempenhar, de acordo com suas preferências, habilidades e competências.
Em que área trabalhar com o diploma de Marketing?
– Marketing Digital
No momento, este é o segmento de maior destaque no Marketing, com crescimento contínuo nos últimos anos. Corresponde às estratégias voltadas para o ambiente digital, que utilizam os mais diversos canais para comunicar, atrair e fidelizar clientes, além de projetar e consolidar marcas. As ações podem ser realizadas em múltiplas plataformas, como redes sociais, blogs, sites, canais de vídeo, e-mails, whatsapp etc.
– Inbound Marketing
A premissa do Inbound Marketing é desenvolver no cliente o desejo de procurar a marca, e não o contrário, como usualmente acontece. A estratégia é baseada na produção de conteúdos relevantes e segmentados, disponibilizados em blogs, e-books, redes sociais e demais canais que criam relacionamento e aproximação com o público.
– E-commerce
O E-commerce responde por uma grande fatia econômica do Marketing e pode ser considerado um dos principais pilares do setor. Essa área é responsável pela venda de produtos e serviços em lojas online, com todo o processo realizado virtualmente. Para atuar neste segmento são necessários conhecimentos de SEO (Search Engine Optimization), que otimiza o conteúdo para que este apareça na posição mais alta possível nos resultados de busca, além de ferramentas para produção de anúncios e outras peças de divulgação.
– Endomarketing
Este segmento é responsável pelo desenvolvimento de ações voltadas à comunicação interna das empresas, mais precisamente no relacionamento, integração e incentivo junto aos colaboradores. O profissional deste setor atuará em conjunto com outros departamentos da companhia, como RH e Comunicação, buscando fortalecer os valores institucionais e influenciar positivamente na produtividade e motivação do corpo funcional.
– Consultoria
É a opção ideal para quem deseja empreender no Marketing. As consultorias são contratadas para auxiliar as marcas a impulsionarem seus resultados, por meio de pesquisas de mercado, desenvolvimento de planos de ação consistentes e elaboração de estratégias de divulgação dos negócios.
Então, está pronto para se tornar um profissional de Marketing? Aproveite que as vagas da Graduação Tecnológica da ENS estão abertas, com turmas previstas para começar em março. Participe do processo seletivo!