Tendências do mercado segurador para o último semestre de 2024

Marketing, atendimento personalizado, humanização, consórcio, produtos em destaque… o que esperar do setor de seguros nesses últimos meses do ano, segundo especialistas

Quando finaliza metade do ano, chega a hora de refletir. É um momento de autoconhecimento e autoavaliação. A população já pensa nas conquistas, nas promessas não cumpridas, nos objetivos ainda não alcançados. No mercado de seguros, esse último semestre também é momento de reflexão. Seja pelas pessoas que ainda têm dúvidas se dá tempo de investir em seguros, se ainda pode fazer parte do orçamento pessoal planejado para esse ano ou um momento de reflexão para o próprio corretor de seguros que pode se questionar: e agora? Dá tempo de aumentar as vendas e expandir esse ano? Ou, se está tendo um ano muito bom, como sua corretora pode crescer mais ainda?

Nesse cenário, há mudanças de estratégias para finalizar o ano com mais conquistas e cumprindo desejos que foram pensando lá em janeiro. Ou até mesmo para já se preparar para o ano seguinte. E, para isso, as tendências são as ferramentas que podem ser aliadas para essa ‘mudança’ ainda em 2024. 

Figital

A tendência é que cada vez mais o consumidor veja as marcas físicas e digitais unificadas e passe a compreender a operação de forma fluida. E, portanto, tornando-se um conceito de omnichannel: a experiência do consumidor é definida por ele, e as marcas se fazem presentes em diversos canais e formatos. Paolo Andrea Bonazzi, gerente comercial da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, explica que aplicar o Figital, termo que une o físico e digital, é uma estratégia que seguirá impactando a experiência do consumidor trazendo mais agilidade, mas também mantendo aquele atendimento personalizado, humanizado e dando ao cliente excelência na jornada de compra que tem o corretor como a peça chave dessa entrega. 

Seguro saúde e seguro residencial

Em relação a produtos que seguirão sendo cada vez mais contratados pela população está o seguro saúde. De acordo com Rodrigo Leal Barros, da Ilumini Corretora de Seguros, localizada no Rio de Janeiro e parceira Lojacorr, haverá mais esse interesse devido aos reajustes, mudanças de valores que estão ficando mais atrativos e também pela troca/substituição. “Consequentemente, com valores mais baratos, você acaba tirando o cliente que está num valor muito caro, está praticamente inviável para ele pagar, e levando ele para um produto mais barato e gerando essa troca.”

Barros também aponta que o seguro residencial é uma tendência que veio para ficar e que cada vez mais a procura cresce, seja pela necessidade que foi sendo mais presente ou pela variedade de assistências, serviços e conscientização da população. 

Capacitação 

“Nada adianta o corretor hoje entender apenas de vendas ou apenas de marketing e mercado. Hoje ele deve ter uma visão 360º para tudo que está acontecendo. Entender seus clientes, as novidades, usar ferramentas de marketing, de dados, traçar estratégias eficientes e para tudo isso é necessário uma capacitação contínua. Afinal, o mercado é volátil e diariamente se transforma”, explica Paolo Andrea Bonazzi. 

Ainda de acordo com gerente comercial da Lojacorr, a capacitação é mais do que aprender a vender, o corretor precisa aprimorar suas próprias máquinas de vendas para uma receita previsível. “A Lojacorr, por exemplo, está aplicando um treinamento gratuito e intensivo com o curso de 9 módulos do “Máquina de Vendas 2.0”, para mostrar ao corretor alguns recursos que refletem as mais recentes inovações no setor que trazem as vendas escaláveis e métodos para diferenciar-se no mercado. E isso garante que eles possam construir máquinas de vendas eficazes e personalizadas.”

Investimentos em marketing digital

Seguindo as tendências, Rodrigo Leal Barros fala ainda que nesse segundo semestre o investimento no marketing digital segue como destaque e o corretor precisa trabalhar bem as redes sociais, investir em tráfego pago, investir em marketing digital, porque isso é o que destaca hoje. “É a nossa vitrine. Hoje as pessoas não vêem mais televisão como antigamente. Então, a vitrine hoje são as redes sociais, o Instagram, o Facebook, o YouTube, o Google entre outras , devemos investir nisso”, orienta ele. 

Consórcio

Os dados já refletem a procura acelerada pelo consórcio. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os resultados dos cinco primeiros meses do ano sinalizam perspectivas otimistas para o setor de consórcios. Os créditos das cotas vendidas no período somaram R$140,71 bilhões, 21,8% acima dos R$115,52 bilhões registrados no mesmo período de 2023. O mesmo destaque aconteceu na Lojacorr Consórcios, em que o primeiro semestre de 2024 alcançou 64% crescimento em vendas, comparado ao mesmo período de 2023.

“O consórcio segue atrativo e democrático como opção de diversificação de investimentos ou para adquirir um bem, pois além de não haver incidência de juros, é eficiente e assertivo para quem está na busca de um investimento flexível e seguro”, aponta André Ogliari Duarte, sócio-fundador da Lojacorr e Diretor Geral do Consórcio Lojacorr.

Então, o fato de já ter passado metade do ano com todo esse crescimento, é sinal de que o consórcio de fato se tornou uma excelente opção de produto complementar ao seguro, pois prioriza o investimento de médio a longo prazo.

Serviço

Curso: “Máquina de Vendas 2.0”. Inscrições gratuitas clicando aqui. 

Fonte: Lide Multimídia/Lojacorr

Artigos Relacionados