“A próxima fronteira da comunicação será o comando de voz”

Na última sexta-feira, 10 de junho, o diretor geral da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Tarcísio Godoy, participou do painel “Educação em Seguros – Tirando o atraso, reduzindo a assimetria”, que fez parte da programação do Open Summit Brasil 2022.

O debate reuniu personalidades importantes do setor de seguros, como o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, que foi o mediador do encontro, o co-founder e CIO da 180 seguros, Alex Körner, e o diretor de Seguros de Grandes Riscos da Mapfre, Jonson Souza.

Em sua explanação, Godoy manifestou preocupação com o volume de desinformação que circula sobre o setor de seguros, fato que pode influenciar negativamente todos os agentes dessa indústria. “Somos metralhados por informações a todo momento e quase todas são desinformações. É uma assimetria de conhecimento por um excesso de informação”.

Projetos que vão transformar o setor

Segundo o diretor geral da ENS, absorver e transmitir conhecimentos são as principais ferramentas de conscientização para a sociedade. Para ajudar a mudar esse cenário, a Escola vem desenvolvendo projetos para agregar e democratizar conhecimentos sobre seguros. “Acreditamos que, para reduzir a assimetria entre o segurador e o consumidor, os projetos Guru de Seguros e Direção Defensiva e Consumo Consciente são extremamente importantes para a disseminação do conhecimento em seguros”, afirmou.

Pensado, estruturado e destinado a condutores de veículos, o projeto “Direção Defensiva e Consumo Consciente” vai levar aos motoristas brasileiros instruções de como dirigir de maneira responsável, visando evitar e reduzir acidentes. “Esse projeto vai utilizar tecnologia avançada e será executado no metaverso, graças à conectividade 5G e à redução da latência ”, explicou.

O executivo também comentou outros impactos que o “Direção Defensiva e Consumo Consciente” terá. “Vai contextualizar por que o mercado regulado pelas seguradoras é muito mais eficiente do que as associações de proteção veicular, que não têm supervisão do governo e, por muitas vezes, deixam os consumidores sem a proteção apropriada”, destacou.

Nova fronteira da comunicação

Desenvolvido em parceria com a Sistran, o Guru de Seguros é uma skill que roda na Alexa, da Amazon, criado com a proposta de esclarecer conceitos sobre seguros por meio de comando de voz.

“Com o dispositivo da Alexa, você tem a menor distância entre o desenvolvedor de produtos e o consumidor. Você pode fazer diversas perguntas, interagir, e o conhecimento vai acontecer com muita fluidez”, frisou.

Godoy reforçou a importância desse projeto e o quanto ele vai impactar a vida das pessoas no curto prazo. “Certamente, nos próximos dois anos, o controle de voz será um instrumento muito relevante para adquirir conhecimento. A próxima fronteira de comunicação será o comando de voz. É nesse sentido que o Guru de Seguros e todos os projetos desenvolvidos pela ENS levam diretamente ao consumidor final o conhecimento sobre a indústria de seguros”, concluiu.

Artigos Relacionados