Em uma parceria da Escola de Negócios e Seguros (ENS) com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net), o workshop “Open Insurance – Oportunidades e Desafios na Cobertura Jornalística” foi realizado na última terça-feira, 3 de dezembro, a partir da Sala do Futuro da ENS, na unidade da Instituição em São Paulo (SP).
O evento reuniu duas referências em Open Insurance no País, que apresentaram os impactos e as transformações que o sistema aberto de seguros trará para a indústria brasileira, e como esse novo cenário pode ser explorado pelos jornalistas.
Realizado no formato híbrido e transmitido ao vivo, o workshop contou com abertura do advogado e assessor da Presidência da ENS, Marcelo Rocha.
“O evento de hoje foi desenvolvido com o intuito de levar esclarecimentos para vocês, formadores de opinião, que desempenham papel essencial em disseminar informação e conhecimento para a sociedade”, declarou.
“Modelo digital e integrado”
Reconhecido como uma das maiores autoridades em Opin, o membro do Conselho de Administração da ENS e 1º vice-presidente da Fenacor, Manuel Matos, fez a primeira apresentação. O executivo destacou a evolução do setor em direção a um modelo mais digital e integrado.
Matos apontou a interoperabilidade como fator essencial para o sucesso do Open Insurance. “Reduzirá barreiras e incentivará a entrada de novos players, acelerando a transformação digital no setor”, afirmou.
Dentre os benefícios do novo sistema, o conselheiro da Escola destacou a personalização de produtos, a automação e a maior eficiência, além da expansão do alcance e competitividade.
Consumidor como foco principal
A segunda apresentação do workshop coube à professora da ENS e CEO da Open Power Corretora de Seguros, Priscila Figueiredo. A implementação do sistema, segundo ela, promoverá maior transparência, empoderamento financeiro e acesso a produtos mais alinhados às necessidades do cliente. “O consumidor é o foco principal do Opin”, afirmou.
A docente explicou o cronograma de implementação do Open Insurance, que está estruturado em três fases. A primeira, já em curso, contempla dados abertos de seguros; a segunda introduz dados pessoais; já a terceira permitirá serviços de iniciação de entrega. “A previsão para conclusão total do modelo é junho de 2025”, finalizou.
Ao final, os jornalistas tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes. A mediação do evento foi feita pela coordenadora de Comunicação Estratégica da câmara-e.net, Thaís Covolato.
Veículos prestigiam
O workshop contou com a presença de jornalistas de veículos renomados e especializados, casos do Infomoney, portal Universo do Seguro, portal CQCS, Jornal Nacional de Seguros (JNS), revista Insurance Corp e Editora Roncarati.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Fenacor