Alessandro Octaviani ministra aula em pós sobre Regulação 

Os alunos da Pós-Graduação em Regulação de Seguros, Saúde Suplementar e Finanças, ministrada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), tiveram a rara oportunidade de assistir a uma palestra do superintendente da Susep, Alessandro Octaviani. O titular da autarquia apresentou aos discentes o tema “Perspectivas Regulatórias para o Setor de Seguros Privados”.

Lançado em março deste ano, o curso premium já teve aulas ministradas por outros nomes de peso, como Dyogo Oliveira, diretor-presidente da CNseg; Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central; Esteves Colnago, diretor de Relações Legislativas da CNseg; e Helton Freitas, CEO da Seguros Unimed.

150 milhões de segurados

Durante sua explanação, Octaviani comentou que os órgãos reguladores precisam encarar a regulação de uma perspectiva amplíssima, como uma tarefa da sociedade, e destacou que o primeiro desafio para isso é compreender a regulação como tarefa da sociedade e, em seguida, estruturar as instituições de maneira que isso seja possível. “Se não organizarmos adequadamente a disciplina jurídica, dos vários setores, nós, como sociedade, travamos o desenvolvimento nacional”.

O superintendente elencou três questões que considera desafios regulatórios: como trazer gente para o mercado, como cuidar bem de quem entrou para o mercado e como fazer com que esse mercado tenha efeitos de propagação positiva para o restante da economia.

“O Brasil tem que pensar grande. Somos o país mais biodiverso do mundo, temos a maior quantidade de vida do Planeta. Temos um imenso mercado, com cerca de 210 milhões de habitantes. Somos um ator mundial e não podemos nos contentar com nada menos do que a grandeza. Sob esse ponto de vista, desses 210 milhões de habitantes temos um mercado consumidor que pode chegar a 150 milhões para cada um dos ramos de seguros, se tivermos uma política regulatória grandiosa de acesso ao seguro”.

A aula também contou com a presença da diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro. A executiva fez a abertura do encontro, quando enalteceu a participação de Alessandro Octaviani e elogiou a coordenação acadêmica da professora Angélica Carlini.

Artigos Relacionados