Artigos premiados são destaque na nova RBRS 

Já está disponível a 28ª edição da Revista Brasileira de Risco e Seguro (RBRS), publicação eletrônica on-line da Escola de Negócios e Seguros (ENS). A revista é voltada para a comunidade acadêmica e veicula conteúdos eminentemente técnicos e científicos, sobre Risco, Seguro e Economia, produzidos no Brasil e exterior. 

A nova edição conta com quatro trabalhos inéditos produzidos por nove articulistas, que participaram do Concurso ENS/PUC-Rio de Artigos Acadêmicos em Seguros. 

O primeiro deles é “Transformação digital no mercado de seguros: uma análise comparativa”, do pós-doutorado pela PUC-Rio, Marcelo Dionísio. O estudo, que tem coautoria de Fábio Medeiros, doutor em Administração de Empresas pelo Coppead-UFRJ, é baseado em uma revisão sistemática da literatura do tema transformação digital no mercado de seguros, junto com uma busca de artigos que retratam a realidade brasileira, para uma análise comparativa. 

Já o artigo do professor da FEA/PUC-SP, Mauro Maia Laruccia, abordou “As insatisfações do consumidor brasileiro em tempos de pandemia: um estudo do mercado de seguros”. O trabalho, desenvolvido com o professor da ENS, Dalton Tria Cusciano, analisou as reclamações do consumidor brasileiro no mercado de seguros, com o objetivo de identificar o perfil dos reclamantes e o ramo de seguro com o maior número de queixas. 

“A Privacidade de Dados no Open Insurance” foi o tema do artigo de Luiza Neves Marques da Fonseca, doutoranda em Administração de Empresas no IAG PUC-Rio, e Bernardo Barroso, pós-graduado em Gestão de Seguros e Resseguro pela ENS. Os autores buscaram aprofundar as possibilidades de compartilhamento de dados pessoais por parte de consumidores no ambiente de Open Insurance (OI), com o intuito de somar à incipiente literatura sobre o tema e contribuindo, também, com agentes do mercado segurador envolvidos no processo de inovação e criação do OI no Brasil. 

Fechando a edição, Capitalização foi o assunto central do artigo “Direct Approach to asses risk adjustment under IFRS 17”, escrito por Thiago Pedra Signorelli, doutorando e mestre em Administração pelo Coppead-UFRJ, César da Rocha Neves, doutor em Engenharia pela PUC-Rio, e Carlos Heitor Campani, Ph.D. em Finanças pela EDHEC Business School, da França. 

A nova RBRS está disponível para leitura gratuita no site rbrs.com.br

Artigos Relacionados