Entre 24 e 26 de setembro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) esteve presente na Fides Rio 2023, a maior conferência de seguros das Américas e Península Ibérica. O encontro é organizado a cada dois anos pela Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), entidade sem fins lucrativos que agrega atualmente as associações de seguros privados de 20 países membros, tendo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) entre as fundadoras e representante do Brasil.
No retorno do evento ao formato presencial, a ENS marcou presença com estande na ExpoFides, onde recebeu congressistas e apresentou soluções educacionais para empresas e colaboradores.
Lucas Vergilio defende união do setor
O presidente da Escola, Lucas Vergilio, participou do café da manhã oferecido pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), que teve como tema “A Distribuição de Seguros no Brasil e na América Latina”.
Em sua fala, Vergilio destacou ações recentes da ENS, como a imersão internacional realizada em Londres, no início de setembro, em parceria com o Chartered Insurance Institute (CII). “Neste curso, percebi que a Inteligência Artificial, quando utilizada para a subscrição de riscos, traz melhores resultados para o setor”, explicou.
O presidente da Escola aproveitou a oportunidade para pregar a união do setor de seguros, fazendo analogia entre dois esportes. “O tênis é competitivo, um jogador quer derrotar o outro; já no frescobol não há esse sentimento de competir, um jogador facilita a jogada para o outro. Precisamos unir o mercado de seguros e a ENS está à disposição para servir a todo o setor”.
O café da manhã foi conduzido pelo presidente da Fenacor, Armando Vergilio, que teve a companhia do diretor-presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, e do presidente da AAPAS – Asociación Argentina de Productores Asesores de Seguros, Sebastián Del Brutto.
Presidente da Fenacor destaca trabalho da ENS
Armando Vergilio também participou da cerimônia de abertura da Fides e, na oportunidade, enalteceu o trabalho realizado pela ENS. “Não tem como não reconhecer a importância da ENS, que forma e habilita mais de cinco mil novos corretores por ano e está continuamente preparando, qualificando, treinando e atualizando essa força de vendas e os demais integrantes do mercado de seguros, cuidando do ensino e provendo o mercado de conhecimento e informações com altíssima qualidade”, elogiou.
Livros em parceria com a Fenacor
Outra importante contribuição dada pela Escola à conferência foram os livros “As Mútuas no Mercado de Seguros” e “Visão do Mercado de Seguros Brasileiro”, produzidos em parceria com a Fenacor. As obras foram distribuídas no estande da Federação e estão disponíveis para download.
A primeira foi escrita pelo economista e consultor, Claudio Contador, com coordenação dos assessores da Presidência da ENS, Marcelo Rocha e Augusto Cardoso. Já a segunda obra contou com a colaboração de 11 personalidades do setor: Armando Vergilio, Augusto Cardoso, Claudio Contador, Francisco Galiza, Gianni Moreira, Juliana Ribeiro Barreto Paes, Manuel Matos, Marcelo Rocha, Maria Helena Monteiro, Solange Vieira e Wallace Rufino de Queiroz.
Confira fotos da Fides Rio 2023: