Conheça os trabalhos vencedores do VII Prêmio de Jornalismo em Seguros

Iniciativa distribuiu R$ 120 mil entre os três primeiros colocados de cada categoria

Da esq. p/ dir.: Dyogo Oliveira (presidente da CNseg), Kelly Lubiato (editora da revista Apólice), Manuel Matos (1º vice-presidente da Fenacor), Lucas Vergilio (presidente da ENS) e Aline Malafaia (mestre de cerimônia)

Na última terça-feira, 11 de junho, o setor de seguros se reuniu para celebrar a excelência da cobertura jornalística na cerimônia de anúncio dos vencedores do VII Prêmio de Jornalismo em Seguros. O evento foi realizado na casa de espetáculos Blue Note, em São Paulo (SP).

Promovida pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), realizadoras do Prêmio, a solenidade reuniu cerca de 200 pessoas, entre jornalistas, executivos do setor, autoridades, patrocinadores e convidados especiais.

Com transmissão pelo canal da Fenacor no YouTube, o evento foi apresentado pela mestre de cerimônia Aline Malafaia, experiente apresentadora, jornalista e locutora. Ela conduziu a entrega de 15 prêmios em reconhecimento ao trabalho de 25 finalistas, e também o anúncio do “Jornalista do Ano em Seguros”, título instituído nesta edição que consagrou o finalista com a maior nota entre os cinco vencedores de categoria.

Discursos ressaltam importância da imprensa

O início da cerimônia contou com discursos das principais autoridades, os representantes da ENS, Lucas Vergilio (presidente); da CNseg, Dyogo Oliveira (presidente); da Fenacor, Manuel Matos (1º vice-presidente); e da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Airton Almeida (diretor de Regulação Prudencial e de Estudos Econômicos).

Todos enalteceram a atuação destacada da imprensa na cobertura do setor de seguros e reconheceram a importância dos jornalistas na democratização de informações sobre o mercado.

O presidente da ENS, Lucas Vergilio, rendeu homenagem aos jornalistas por “prestarem informações em tempos de tanta desinformação” e afirmou que, “independentemente da colocação, todos os finalistas da premiação são vencedores”.

Dirigentes, colaboradores e professores da ENS também prestigiaram a cerimônia, casos das diretoras Maria Helena Monteiro (Ensino) e Paola Casado (Administrativo-Financeira); dos superintendentes Luiz Mattua (TI, Marketing e Vendas) e Rodrigo Matos (regional São Paulo); os gerentes Simone Maiello (Ensino Técnico) e Ricardo Mota (Marketing e Vendas); os coordenadores Andreia Justo (Regional SP e SPi), Fernando Gonçalves (Comunicação Social), Luiz Henrique Ferreira (TI) e Monique Guimarães (Graduação e Secretaria Acadêmica); e o jornalista da equipe de Comunicação Social, João Vitor Silva.

Seguradoras apoiam o Prêmio

Esta edição do Prêmio contou com o patrocínio de oito seguradoras: Prudential do Brasil (Master), Porto (Ouro), Allianz Seguros (Prata), Bradesco Seguros (Prata), Brasilcap (Prata), Capemisa Seguradora (Prata), Seguros Unimed (Prata) e Tokio Marine Seguradora (Prata).

O VII Prêmio de Jornalismo em Seguros distribuiu um total de R$ 120 mil reais entre os autores dos três melhores trabalhos de cada categoria: Mídia Impressa, Audiovisual (rádio e TV), Webjornalismo, Imprensa Especializada do Setor de Seguros e Categoria Especial “Prudential ASG & Seguros”. Os primeiros colocados ganharam R$ 15 mil; os segundos, R$ 6 mil; e os terceiros, R$ 3 mil.

O “Jornalista do Ano em Seguros” recebeu como prêmio adicional uma bolsa de estudos em uma das imersões internacionais promovidas pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), com direito a passagens e hospedagem.

Conheça os vencedores do VII Prêmio de Jornalismo em Seguros:

JORNALISTA DO ANO EM SEGUROS 

Kelly Lubiato – Revista Apólice
Um mundo de oportunidades se abre aos 50+

CATEGORIA ESPECIAL “PRUDENTIAL ASG & SEGUROS” 

1º lugar – Jamille Niero – InfoMoney (Coautor: Dhiego Maia)
Falta preparo ao Brasil para enfrentar fenômenos climáticos cada vez mais extremos

2º lugar – Sônia Araripe – Revista Plurale (Coautor: Antonio Carlos Teixeira)
Business 20: o Seguro, a Agenda ESG e o G20

3º lugar – Daniela Frabasile – B3 Bora Investir
Como as mudanças climáticas afetam o setor de seguros? 

AUDIOVISUAL (RÁDIO E TV)

1º lugar – João Paulo Seabra – Rádio Cultura FM/Belém (PA)
Série de 4 reportagens especiais sobre o mercado de seguros no Brasil

2º lugar – Andrielli Zambonin – NSC TV/Afiliada da TV Globo em SC (Coautores: Evandro Zucatti, Fabian Londero, Fernando Basei e Paulo dal Bello)
O papel do seguro rural diante de prejuízos no campo com desastres naturais

3º lugar – Aline Albuquerque – TV TEM/Afiliada da TV GLOBO em Sorocaba (SP)
Governo altera previdência privada para atrair poupadores

IMPRENSA ESPECIALIZADA DO SETOR DE SEGUROS

1º lugar – Kelly Lubiato – Revista Apólice
Um mundo de oportunidades se abre aos 50+

2º lugar – André Felipe de Lima – Revista Apólice
A crise mora ao lado

3º lugar – Denise Bueno – InfoMoney
Seguro de responsabilidade civil de executivos vive novo dilema com decisão de Toffoli

MÍDIA IMPRESSA

1º lugar – Carol Kossling – O Povo
Longevidade, sustentabilidade e ESG: os novos olhares do mercado de seguros

2º lugar – Sérgio Tauhata – Valor Econômico
Catástrofe climática se torna cada vez menos previsível para seguradora

3º lugar – Adriana Cotias – Valor Econômico
Previdência atrai R$ 12,7 bi em ano de saques em fundos

WEBJORNALISMO

1º lugar – Cristiane Noberto – CNN Brasil
Com oferta de seguros, setor privado busca alternativas para minimizar perdas de imóveis por mudanças climáticas

2º lugar – Gustavo Rossetti Viana – Valor Econômico
A difícil tarefa de traçar um mapa de riscos de eventos climáticos

3º lugar – Nathália Larghi – Valor Investe (Coautor: Marcelo D’Agosto)
Com cenário favorável e competição, mais fundos de previdência voltam a superar inflação

Artigos Relacionados