A cerimônia de anúncio dos vencedores do VII Prêmio de Jornalismo em Seguros, realizada na última terça-feira, 11 de junho, no Blue Note de São Paulo (SP), contou com a presença de personalidades do mercado de seguros brasileiro.
No início da solenidade, líderes das três entidades organizadoras do Prêmio (ENS, CNseg e Fenacor) e o representante da Superintendência de Seguros Privados (Susep) enalteceram, em seus pronunciamentos, o trabalho dos profissionais de imprensa que cobrem o setor de seguros.
Primeiro a falar, o diretor de Regulação Prudencial e de Estudos Econômicos da Susep, Airton Almeida, parabenizou os finalistas e enfatizou a importância da comunicação para o crescimento do mercado. “Sabemos que não é fácil falar de seguro e a imprensa fornece informações relevantes de forma acessível e clara, contribuindo para a formação de uma sociedade mais informada e responsável”, elogiou.
Maior compreensão sobre seguros
O presidente da ENS, Lucas Vergilio, lembrou que os jornalistas são peça-chave na democratização de informações sobre seguros. “É fundamental que a notícia transmitida seja precisa, especialmente em um tema complexo como o seguro, com termos técnicos. A imprensa desempenha um papel fundamental ao esclarecer os cidadãos sobre o mercado e as coberturas de seguros”.
“Rendo minhas homenagens a todos os jornalistas presentes por levarem informações sobre nossa indústria. Agradeço a todos os jornalistas inscritos, aos 25 finalistas e a todos os profissionais que disseminam informações sobre seguros”, completou Vergilio.
Informar para crescer
O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, também elogiou o trabalho da imprensa especializada e salientou que a sociedade brasileira carece de um maior aculturamento de seguros.
“Este prêmio homenageia o jornalismo profissional e espero que contribua para o nosso contínuo crescimento. A presença do seguro na imprensa é crucial. É através da divulgação, do incentivo à leitura e à compreensão dos produtos de seguros que faremos com que as pessoas percebam a importância de estar segurado e do nosso setor. Somente através da imprensa, dos jornalistas e das mídias conseguiremos alcançar toda a sociedade brasileira”, afirmou Oliveira.
Representando a Fenacor, o 1º vice-presidente da entidade, Manuel Matos, lembrou que os corretores de seguros, assim como os jornalistas, informam a sociedade sobre a proteção proporcionada pelo seguro.
“O corretor de seguros também atua na conscientização da população. O Brasil vive um momento especial e o jornalismo desempenhou seu melhor papel ao destacar a robustez do setor e seu compromisso com nosso bem-estar. Em diversos sinistros recentes o seguro foi essencial como um escudo protetor em momentos de aflição, e a imprensa desempenhou um papel fundamental”, finalizou Matos.