Live deu dicas sobre finanças pessoais 

O segundo episódio do circuito de lives sobre Educação Financeira, que a Escola de Negócios e Seguros (ENS) lançou este ano, aconteceu no último dia 13 de abril, no canal oficial da Escola no YouTube.

Com o tema “Você sabe como organizar suas finanças pessoais?”, o encontro teve como convidado especial o Chief Financial Officer (CFO) do grupo Mantiqueira e Fundador do FNP (Finanças e Práticas), Marcelo Desterro. O professor de Finanças e pesquisador da ENS, Carlos Heitor Campani, foi o responsável pela mediação da live. 

Desterro explicou como organiza suas finanças pessoais e afirmou que organização financeira pessoal vale também para finança corporativa. “Sempre ao final do dia, confiro o fluxo de caixa do grupo. Olho as entradas, saídas e o saldo, todos os dias. E sabe por que eu faço isso? Se eu conferir hoje o saldo da Mantiqueira nos bancos, aquele número é falso. Do mesmo jeito quando nós olhamos a nossa conta corrente, o número que aparece lá é falso, porque um pedaço já está comprometido”. 

Cuidado com o cartão de crédito 

Seguindo a linha de raciocínio, o CFO alertou que isso acontece devido às despesas fixas que cada pessoa tem. “Você não pode contar com o seu salário integral, porque você tem a conta de luz, a escola dos seus filhos, a cada quinze dias você paga a faxineira, também tem a fatura do cartão. Então, é de suma importância você saber o que do seu valor está comprometido”. 

Nesse contexto, o especialista aconselhou a todos projetar receitas e despesas, e alertou que o pior inimigo das famílias brasileiras é o cartão de crédito. “O ponto principal que eu quero chamar a atenção é que vocês precisam antever o saldo de caixa da sua família. É importante colocar no papel o que você vai ter de entrada de caixa e quais serão as despesas. E o grande vilão de todos é o cartão de crédito. Cuidado com as compras parceladas, elas são um valor a pagar. Se você parcela uma compra hoje e parcela outra depois, no terceiro ou quarto mês você vai ter uma fatura integral para pagar. Você precisa olhar não apenas o saldo que você tem, mas as parcelas que você vai ter para frente”. 

Ao concluir, o executivo enfatizou que uma das coisas mais importantes é manter as despesas menores do que as receitas.

“Esse é o melhor conselho que eu posso dar para vocês. Para quem quer cuidar de finanças, gaste menos do que você ganha”, finalizou. 

Próximos encontros 

O circuito de lives sobre Educação Financeira é transmitido ao vivo uma vez por mês no canal da ENS no YouTube. Clique aqui para se inscrever e não perder os próximos encontros. 

Artigos Relacionados