Direção Defensiva: aprendizado e prática em Interlagos 

Da esq. p/ a dir.: Rodrigo Matos, Luiz Mattua e Ricardo Mota, pela ENS; José Montal, Victor Ramos, Aquilla Couto e Felipe Cabral, pela Abramet; e Adriana e Roberto Manzini, pela Roberto Manzini Centro Pilotagem. Crédito das Fotos: ENS

Na última segunda-feira, 20 de maio, em São Paulo (SP), a Escola de Negócios e Seguros (ENS), a Roberto Manzini Centro Pilotagem e a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet) realizaram o evento exclusivo “Direção Defensiva em Interlagos”.

Alinhada à campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Paz no trânsito começa por você”, a iniciativa difundiu a importância da adoção da direção defensiva para redução de acidentes e um trânsito mais seguro.

As atividades tiveram início pela manhã, nas instalações da Roberto Manzini Centro Pilotagem, com apresentação baseada no curso on-line e gratuito Direção Defensiva e Contratação Consciente, oferecido pela ENS. O programa foi criado em 2022, em parceria com a Roberto Manzini e a Abramet.

Estatísticas alarmantes 

Roberto Manzini revelou dados alarmantes sobre a taxa de mortalidade em acidentes de trânsito. “Enquanto na Europa temos seis para cada 100 mil habitantes, nos Estados Unidos esse número chega a 11. No Brasil, ultrapassa 18”. 

Na sequência, Adriana Manzini explicou a diferença entre os conceitos de direção defensiva e direção preventiva. “Está na ação, é evitar chegar no perigo, o que no seguro chamamos de mitigar a probabilidade de sinistro”. 

O superintendente de TI, Marketing e Vendas da ENS, Luiz Mattua, também falou sobre a relevância do curso, que ensina de forma didática como a direção defensiva ajuda a prevenir acidentes. “O objetivo é que as pessoas entendam o que é direção defensiva, para que ela serve e como pode ajudar a reduzir os sinistros e as estatísticas de acidentes de trânsito. Essa iniciativa em Interlagos demonstra a seriedade desse tema”. 

Pela Abramet, estiveram presentes o diretor de Comunicação, Aquilla Couto, e o diretor Administrativo, José Montal, que enalteceu a parceria. “Pela primeira vez no Brasil, temos entidades de referência oferecendo este curso: a ENS, representando as seguradoras; a Roberto Manzini, com todo seu conhecimento técnico; e nós, da Abramet, entidade sem fins lucrativos com tradição no estudo dos efeitos colaterais da mobilidade capazes de ameaçar a saúde e a vida dos usuários das vias. Estamos unidos para transmitir ensinamentos essenciais para a prevenção de sinistros de trânsito”. 

Prática em Interlagos 

A sequência do evento ocorreu no Autódromo de Interlagos, onde, no espaço dedicado aos treinamentos esportivos da Roberto Manzini, os convidados praticaram um dos ensinamentos do curso: frenagem em alta velocidade, com os veículos chegando a 60km/h e 80km/h. 

Os participantes também visitaram o busto do piloto brasileiro Ayrton Senna, feito pela sobrinha do tricampeão mundial, e, após o almoço, viveram uma experiência emocionante ao acelerar, na pista oficial, com o piloto de Stock Car Gaetano Di Mauro. 

O evento contou com a presença de profissionais de empresas e entidades do setor, entre elas o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP), a BrazilHealth e a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Jornalistas do mercado de seguros cobriram a iniciativa in loco.

Além de Luiz Mattua, representaram a ENS o superintendente regional São Paulo, Rodrigo Matos, o coordenador acadêmico, Luiz Macoto Sakamoto, o gerente de Marketing, Ricardo Mota, e o jornalista João Vitor Assis.

Confira fotos do dia em Interlagos: 

Artigos Relacionados