Embaixador do Prêmio, Carlos Sardenberg enaltece papel da imprensa

Carlos Alberto Sardenberg

Promover a conscientização da sociedade brasileira acerca da importância, das oportunidades e dos benefícios envolvidos na contratação do Seguro é um objetivo constante deste setor. E um dos caminhos para alcançar essa meta é pela imprensa.

Foi com o intuito de reconhecer o papel dos jornalistas na disseminação do conhecimento sobre esta indústria que nasceu o Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros. Em sua sexta edição, a iniciativa foi organizada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), com apoio institucional da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Para tornar o Prêmio ainda mais especial e homenagear os profissionais de imprensa com a presença de um ícone do jornalismo brasileiro, esta edição teve como embaixador Carlos Alberto Sardenberg, apresentador e comentarista da CBN e colunista do jornal O Globo.

Na cerimônia solene de premiação, realizada em 8 de fevereiro, Sardenberg teve presença destacada, apresentando a palestra “Perspectivas econômicas e o mercado de seguros em 2023” e anunciando a vencedora da categoria Mídia Especializada do Setor de Seguros. Ao final, emocionou a plateia com discurso no qual enalteceu o papel da imprensa.

Confira trechos do pronunciamento do embaixador do Prêmio:

“Na nossa profissão, sempre nos perguntamos o que é uma notícia. A quantidade de informações que chega à redação é inúmera, e temos que escolher o que vamos publicar.

Quais são os critérios que usamos? Há várias definições. Uma delas diz o seguinte: notícia é tudo aquilo que alguém não quer ver publicado. O resto é propaganda.

Mas, por exemplo, uma boa notícia, como a descoberta de um novo medicamento, muita gente quer que seja publicada. E é notícia também.

Considerando tudo, frequentemente estamos diante das seguintes alternativas. Há aquelas que são interessantes, e as que são importantes. As que são interessantes, é fácil. Todo mundo vai gostar. Quem ganhou o Grammy ou o Oscar. E a notícia importante, que é chata? Que é um assunto difícil, complicado?

Aí é que aparece o talento dos grandes jornalistas, que é apresentar, de uma maneira interessante, aquilo que é importante. Esse é muito o caso dos jornalistas de economia e muito especialmente o caso dos jornalistas de seguro, que é uma especialidade dentro da especialidade. É muito difícil, na economia e no setor de seguros, você apresentar uma informação importante e relevante, de uma maneira agradável, fácil de ser lida, ouvida e compreendida.

E é isso que os colegas fazem. Eu gostaria de cumprimentar a todos por esse trabalho muito importante, para o setor, para o público e para o jornalismo também”.

Perspectivas econômicas

Em sua palestra, Sardenberg afirmou que as projeções de crescimento para o Brasil neste e no próximo ano estão abaixo da média estimada para o mundo. E, mesmo, quando comparadas às dos países emergentes, a brasileira é inferior.

Para que haja retomada no nosso crescimento, o jornalista ressaltou a necessidade de fazer ajuste fiscal, reforma tributária, diminuição da inflação, abertura da economia, investimento em infraestrutura e valorização da educação pública de qualidade.

Confira a palestra na íntegra no link do evento no YouTube!

Crédito das fotos: Verônica Proiete

Artigos Relacionados