Acordo, que dura até o fim do atual ciclo olímpico, beneficia população vulnerável e nadadores do maior clube poliesportivo do País
Com duração até o fim do atual ciclo olímpico, acordo beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social e nadadores do maior clube poliesportivo do País
O Clube de Regatas do Flamengo e a Escola de Negócios e Seguros (ENS) acabam de firmar uma parceria que apoiará jovens dedicados a superar suas performances, tanto no esporte como na formação profissional. Pelo contrato assinado esta semana, além do patrocínio à equipe de natação rubro-negra, o clube carioca poderá oferecer a torcedores, colaboradores e atletas que vivem em áreas vulneráveis 110 bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e de MBA da instituição de ensino.
De olho no atual ciclo olímpico, o convênio dura até 2024, ano da próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Paris. “É pela educação que vamos mudar o País. A excelência que a ENS busca em seus cursos, reconhecidos com a nota máxima do MEC, é a mesma que o Flamengo mantém no esporte”, declarou Lucas Vergilio, presidente da ENS.
Já o diretor geral da instituição de ensino, Tarcísio Godoy, destacou o forte impacto social e o viés sustentável da iniciativa. “Esta é uma parceria para o Brasil. Ao mesmo tempo que oferece aos jovens um futuro que vai além do ciclo esportivo, a Escola de Negócios e Seguros poderá aumentar a visibilidade de sua marca nas diversas regiões do Brasil onde a marca do clube carioca é conhecida”, resume, antes de acrescentar que “o ciclo olímpico, afinal, se equivale bastante ao ciclo educacional”.
A visibilidade da marca obtida pela ENS em um ano de parceria com o clube, e agora renovada por mais um triênio, pode ser traduzida em números. Nesse primeiro período, a Escola alcançou 7,1 milhões de pessoas nas redes sociais, com mais de 350 mil interações e 75 mil visualizações da marca ENS na Fla TV.
O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, se mostrou otimista com a renovação do contrato. “Estou muito feliz em poder reforçar nosso time olímpico, para que possamos alcançar resultados ainda melhores nos próximos anos. O volume de recursos da ENS representa 15% de todo o investimento feito pelo Flamengo em seu time de natação, é um percentual muito significativo”, informou o dirigente rubro-negro. Com forte trabalho em divisões de base, o clube tem 44% de atletas dessa categoria oriundos de áreas de vulnerabilidade e de risco.
Landim afirmou ainda que a renovação da parceria por mais 36 meses permite que o clube faça uma programação completa para esse ciclo olímpico no que diz respeito à natação. “Isso vai ser muito importante e espero ainda grandes resultados, não só para o Flamengo, mas também para todo o País, já que estamos formando grandes atletas que vão poder competir nas olimpíadas”.
Segundo o acordo, a ENS mantém os naming rights do time rubro-negro de nadadores, que seguirá se chamando Equipe de Natação Flamengo/ENS. Além disso, continua como patrocinadora oficial dos esportes olímpicos do clube, com direito a diversas ações de marketing, como aplicação da marca nos uniformes de treino e de competição, e nas mídias sociais.
O gerente de Esportes Aquáticos do Flamengo, Edson Terra, destacou que o patrocínio da ENS ajudou a impulsionar os resultados recentes do grupo. “Antes da ENS, figurávamos entre os seis principais clubes do País. No ano passado, despontamos entre os três primeiros, e no final do ano ganhamos o Campeonato Brasileiro absoluto, título que o Flamengo não ganhava desde 1999. Foram 21 anos. Esta é a importância de ter um patrocínio, e nós estamos muito felizes em saber que serão mais três anos”.
Terra ressaltou ainda a importância do incentivo à educação e formação profissional, também previstos pela parceria. “Nossos atletas estão com uma oportunidade maravilhosa, de vislumbrar uma Olimpíada daqui a três anos, e ao mesmo tempo estarem se inserindo no mercado de trabalho, por meio da ENS”.