Para fechar o mês da mulher, a Escola de Negócios e Seguros (ENS), o Sindicato dos Corretores de Seguros do Ceará (Sincor-CE) e o Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (SindsegNNE) promoveram, na manhã da última terça-feira, 28 de março, em Fortaleza (CE), um café da manhã para homenagear as mulheres que atuam no mercado de seguros.
O evento reuniu cerca de 100 mulheres profissionais do setor e contou com a participação da coordenadora regional da ENS, Cristiana Noblat, do presidente do Sincor-CE, Fernando Dantas, do representante do SindsegNNE, Marcelo Amanajas, e da diretora de Ensino da ENS, Maria Helena Monteiro, que conduziu uma palestra sobre o 4º Estudo Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil, do qual foi autora e que analisa a evolução das profissionais mulheres no setor.
Maria Helena afirmou que o novo recorte da pesquisa mostrou as mulheres como maioria no mercado de seguros, representando 54% dos cargos. Apesar disso, os homens ainda ocupam o dobro das posições de gestão: para cada dois executivos homens, há uma mulher. “Porém, quando começamos o estudo, há 10 anos, este número era de 4 para 1. Então, diria que essa é a melhor notícia”, explicou.
A executiva também sinalizou que, quando se trata da posição de coordenador, os números são iguais entre os dois gêneros, e, nos cargos de gerência, a igualdade está próxima.
“Isso quer dizer que as mulheres estão chegando lá. Acredito que é uma questão de tempo para mudarmos isso. Houve uma melhora expressiva em termos de inclusão e diversidade da mulher em seguros. As coisas estão melhorando bastante, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, ressaltou a diretora.
Parceria com o Sincor-CE
O evento também marcou a assinatura do termo de cooperação entre a ENS e o Sincor-CE. Por meio da parceira estabelecida entre as duas instituições, o sindicato agora se torna agente promotor dos programas educacionais da Escola.
Confira o depoimento do presidente do Sincor-CE:
Com informações do SeguroCast Oficial