A transição de carreira é um movimento de mudança profissional que pode ocorrer na própria área de atuação ou para uma profissão distinta. Esse processo acontece de diferentes formas e os motivos que levam os profissionais a tomarem essa decisão podem ser por insatisfação com a área de atuação, questões financeiras ou falta de oportunidades.
Segundo pesquisa do Survey Monkey divulgada no final do ano passado, 36,52% dos brasileiros estão infelizes com o emprego atual. Outros 64,24% gostariam de fazer algo diferente. Já estudo realizado pela Glassdoor identificou que 58% dos profissionais estão insatisfeitos com seu salário, 40% veem problema na forma como seus chefes lideram a equipe e 33% gostariam de diminuir a carga horária.
Como mudar de carreira?
Com esse cenário, a tendência é de uma movimentação grande entre os cargos em busca de uma carreira satisfatória e feliz. Uma boa alternativa é buscar uma nova formação, o que pode levar a novas oportunidades.
O primeiro passo é passar por um processo de reflexão, que pode incluir teste vocacional para identificar áreas de interesse e aptidões. Em seguida, o recomendado é analisar o setor que pretende ingressar, as oportunidades de mercado, cargos, salários e empresas disponíveis.
Novo diploma em dois anos
Com a etapa da triagem concluída e sabendo em qual área deseja ingressar, o próximo passo é buscar cursos que ajudarão a alcançar novos campos profissionais.
Nesses casos, uma boa opção são os cursos de graduação que podem ser concluídos em menos tempo, como a Graduação em Gestão de Seguros, ministrada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS). O curso tem duração de dois anos, período necessário para absorver conhecimentos técnicos e certificados parciais, facilitando a entrada neste mercado de trabalho.
Outras áreas de conhecimento que absorvem profissionais com frequência e têm amplo campo de atuação são Marketing, Recursos Humanos e Finanças. Para as três, a ENS também tem graduações com duração de dois anos.
Networking e upgrade no currículo
Já para aqueles que desejam permanecer na mesma área, mas buscam novos cargos e salários mais altos, o recomendado são cursos de MBA e pós-graduação. Além de tornarem os currículos mais atrativos, estes programas oferecem conhecimentos avançados e direcionados.
Além disso, têm a vantagem de proporcionar networking entre os profissionais que já atuam no setor. Portanto, são uma oportunidade para criar uma rede de relacionamento, conhecer especialistas, gestores e executivos, ampliando as possibilidades de recrutamento para novas funções.
Para quem busca esses objetivos, estão com inscrições abertas os MBAs Gestão Estratégica de Seguros, Gestão Avançada de Seguros e Gestão Jurídica em Contratos de Seguro e Inovação, também ministrados pela ENS.
Conheça as opções
Aproveite as dicas e comece agora a sua transição de carreira. Acesse o site da ENS e confira todas as soluções que oferecemos para ajudá-lo neste processo!