Sessões acadêmicas ampliam visão dos participantes

A imersão internacional “Práticas Europeias em Produtos e Distribuição em Seguros”, promovida pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), foi marcada por intensas trocas de experiências e pela identificação de oportunidades de negócios entre os participantes. 

O segundo dia de atividades, 20 de maio, foi dedicado ao entendimento da mediação de seguros portuguesa. Na aula “Como ser mediador de seguros em Portugal?”, o professor da ENS e coordenador da imersão, Renato Gonçalves, apresentou os aspectos legais da profissão em solo lusitano. 

Certificado como mediador de seguros português, o docente forneceu detalhes sobre o modelo de remuneração desses profissionais, tema que despertou grande interesse do grupo. 

No mesmo dia, a turma acompanhou a apresentação “Desafios da mediação e ferramentas digitais”, de Leandro Fernandes, CEO da lluni, empresa referência em soluções tecnológicas para mediadores portugueses. O encontro abordou a digitalização do setor com ênfase em inovação e eficiência operacional. 

Seguros de Pessoas em foco 

Já na metade do curso, os aprendizados prosseguiram com duas aulas ministradas por executivos portugueses. Frederico Pereira, atual diretor Comercial da Seguradora Victoria, compartilhou insights sobre os desafios e oportunidades nos seguros pessoais em Portugal. 

Na sessão seguinte, a diretora Comercial da Real Vida Seguros, Teresa Saúde, abordou produtos e estratégias de distribuição dos seguros de pessoas no mercado lusitano, enriquecendo a visão comparativa da comitiva. 

Entrega de diplomas 

O penúltimo dia do programa foi um dos mais aguardados pelos participantes, marcado pela entrega dos certificados de conclusão. A delegação participou de uma sessão especial com o CEO da MDS Brasil, Ariel Couto, que abordou o futuro da distribuição de seguros no Brasil e no mundo, destacando o papel estratégico do corretor nesse cenário. 

O grupo também discutiu o impacto crescente das tecnologias emergentes no setor, além de diferentes modelos de atuação para variados segmentos, com foco na gestão internacional de riscos e na crescente globalização do mercado segurador. 

Encerrando o ciclo acadêmico, no dia 23 de maio, os alunos acompanharam apresentações de duas personalidades do setor de seguros local: Rui Costa, cofundador do Doutor Finanças, fintech de educação financeira, e Ana Teixeira, CEO do Mudey, primeiro mediador digital de seguros em Portugal. 

Ao centro, o aluno Leandro Giroldo, com Ana Teixeira e Rui Costa

Visitas e networking 

A programação de visitas técnicas começou pela seguradora Prévoir, onde o grupo foi recebido pelo Chief Sales Officer da empresa, Paulo Silva. Foram apresentados o portfólio de produtos, soluções digitais voltadas a corretores, estrutura de remuneração e estratégias de relacionamento com mediadores. 

Visita à Prévoir

Outra importante agenda aconteceu no Edifício Ageas Group, sede da multinacional Ageas Seguros. Os participantes foram recepcionados por Artur Rodrigues, diretor Comercial, que apresentou a estrutura e as estratégias da companhia, uma das maiores seguradoras da Europa, com mais de 47 milhões de clientes. 

Visita à Ageas
Dentro do edifício
O grupo reunido no rooftop da MDS

A última visita do grupo teve caráter mais descontraído: um jantar especial de despedida nas tradicionais Caves de Vinho Taylor’s, encerrando com chave de ouro a experiência internacional da ENS em Portugal. 

Artigos Relacionados