



Oriundos de diferentes regiões do Brasil, os 22 alunos da imersão “Práticas Europeias em Produtos e Distribuição em Seguros”, promovida pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), enriqueceram o curso com seus conhecimentos e expertises.
Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar, in loco, aspectos importantes das indústrias de seguros a nível global, como a revolução digital no setor, os desafios da mediação, estratégias de negócios, desenvolvimento de produtos e dores enfrentadas pelo mercado europeu, em especial, o português.
A seguir, conheça as impressões de alguns alunos sobre a imersão:
Simone Fávaro, corretora de seguros e CEO da Facsi Corretora de Seguros
“Foi uma curiosidade minha participar dessa imersão. Queria conhecer o mercado europeu e levar esse conhecimento e experiência para a minha cidade, Jundiaí. O curso foi de grande valia. É uma experiência diferente, com oportunidades de negócios que aprendemos com o mercado local. A dinâmica é distinta, mas, acredito que, para o corretor de seguros, vale muito a pena conhecer outras realidades e modelos de negócios”.

Letícia Ramos Abdo, diretora Financeira da Proauto, associação de proteção veicular:
“O que mais me atraiu na imersão foi a grade acadêmica. Já atuamos há 18 anos no mercado de mutualismo e, agora, com a Lei Complementar 213/2025, faço questão de estar presente em todos os debates e cursos possíveis. A ENS tem sido essencial nesse processo, oferecendo aprendizado e conhecimento. Estou muito feliz com essa experiência, que superou minhas expectativas, especialmente por abordar temas além do ramo Auto. Vimos mútuas portuguesas atuando em Vida e Saúde, por exemplo. Só tenho a dizer que venham para as imersões da ENS, vocês não vão se arrepender”.

Samuel Bruno Pinto, líder da corretora de seguros do Banco Itaú
“Estar inserido no mercado de seguros diante de tantas variáveis de distribuição é desafiador. Eu entendo que os bancos ainda têm um caminho importante a trilhar nesse ecossistema, mas, aqui com profissionais de diversos segmentos, tivemos um verdadeiro benchmarking. O curso é fantástico, combinando teoria e prática. Tivemos contato com um mercado maduro, como o europeu, que está à frente principalmente na customização de produtos. Foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”.

Entrevistas
Em breve, a equipe do portal Acontece publicará entrevistas exclusivas com os participantes da segunda edição da imersão internacional “Práticas Europeias em Produtos e Distribuição em Seguros”. Fique ligado!