Confira a opinião de quem viveu a imersão 

Em sala de aula

Oriundos de diferentes regiões do Brasil, os 22 alunos da imersão “Práticas Europeias em Produtos e Distribuição em Seguros”, promovida pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), enriqueceram o curso com seus conhecimentos e expertises

Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar, in loco, aspectos importantes das indústrias de seguros a nível global, como a revolução digital no setor, os desafios da mediação, estratégias de negócios, desenvolvimento de produtos e dores enfrentadas pelo mercado europeu, em especial, o português. 

A seguir, conheça as impressões de alguns alunos sobre a imersão: 

Simone Fávaro, corretora de seguros e CEO da Facsi Corretora de Seguros

“Foi uma curiosidade minha participar dessa imersão. Queria conhecer o mercado europeu e levar esse conhecimento e experiência para a minha cidade, Jundiaí. O curso foi de grande valia. É uma experiência diferente, com oportunidades de negócios que aprendemos com o mercado local. A dinâmica é distinta, mas, acredito que, para o corretor de seguros, vale muito a pena conhecer outras realidades e modelos de negócios”.

Simone Fávaro

Letícia Ramos Abdo, diretora Financeira da Proauto, associação de proteção veicular: 

“O que mais me atraiu na imersão foi a grade acadêmica. Já atuamos há 18 anos no mercado de mutualismo e, agora, com a Lei Complementar 213/2025, faço questão de estar presente em todos os debates e cursos possíveis. A ENS tem sido essencial nesse processo, oferecendo aprendizado e conhecimento. Estou muito feliz com essa experiência, que superou minhas expectativas, especialmente por abordar temas além do ramo Auto. Vimos mútuas portuguesas atuando em Vida e Saúde, por exemplo. Só tenho a dizer que venham para as imersões da ENS, vocês não vão se arrepender”.

Letícia Ramos Abdo, ao centro, com os coordenadores da imersão e os CEOs da MDS Brasil e Group

Samuel Bruno Pinto, líder da corretora de seguros do Banco Itaú

“Estar inserido no mercado de seguros diante de tantas variáveis de distribuição é desafiador. Eu entendo que os bancos ainda têm um caminho importante a trilhar nesse ecossistema, mas, aqui com profissionais de diversos segmentos, tivemos um verdadeiro benchmarking. O curso é fantástico, combinando teoria e prática. Tivemos contato com um mercado maduro, como o europeu, que está à frente principalmente na customização de produtos. Foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”.

Samuel Bruno Pinto

Entrevistas 

Em breve, a equipe do portal Acontece publicará entrevistas exclusivas com os participantes da segunda edição da imersão internacional “Práticas Europeias em Produtos e Distribuição em Seguros”. Fique ligado! 

Artigos Relacionados