Começou no domingo (24/9), a Fides Rio 2023, a maior conferência de seguros das Américas e Península Ibérica. Esta, que será a 38ª Conferência da Fides, marca o retorno da conferência bianual ao formato presencial, após o período crítico da pandemia. Por três dias, os participantes do evento internacional estarão no Rio de Janeiro para debater o tema central do encontro: “Seguros para um mundo mais sustentável”.
No Centro de Convenções & Hoteis Windsor, na Barra da Tijuca, o evento terá a abertura da ExpoFides – espaço de exposição das empresas e agentes da indústria seguradora – às 18h deste domingo, seguida da realização de um coquetel (às 19h). A Fides Rio 2023 já é uma edição histórica ao recepcionar 1,8 mil participantes, representantes de mais de 300 empresas e vindos de 41 países.
“A Fides Rio 2023 traz temas para discussões muito importantes para a indústria de seguros neste momento em que estamos vivendo”, resume o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, anfitrião do evento. E completa: “Estão em pauta, as perspectivas de futuro relacionadas às contribuições do setor para o desenvolvimento da economia e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, principalmente, [debates] em relação à transição climática e a sustentabilidade”.
Debates de alto nível
Coincidindo com o início da primavera no Brasil, a conferência terá palestrantes de renome internacional – o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, o Prêmio Nobel de Economia (2008), Paul Krugman, o ex-presidente Banco Interamericano de Desenvolvimento- BID, Luis Alberto Moreno -, painelistas especializados, autoridades, executivos e agentes da indústria de seguros, previdência privada e capitalização, além do setor ressegurador, dos diferentes países.
Ao longo da segunda (25/9) e da terça (26/9), acontecerão debates de alto nível sobre assuntos como mudanças climáticas, boas práticas ESG, aumento da longevidade, transformação digital e novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos e serviços, segurança cibernética, cenário macroeconômico e ambiente regulatório. Confira a programação.
Encontro bianual
O evento ocorre cada dois anos, sendo promovido pela Federação Interamericana das Empresas de Seguros (FIDES) desde 1946. Essa será a terceira vez na história que a cidade do Rio de Janeiro sediará uma edição da Conferência Hemisférica. As outras duas realizações no Rio ocorreram em 1954 (5ª edição) e em 1979 (17ª). O primeiro encontro da FIDES ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos.
Fonte: Divulgação CNseg