“O setor de seguros desempenha um papel fundamental na América Latina, garantindo a recomposição de patrimônio e a estabilidade de renda da população”, afirmou o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, em sua fala na abertura da FIDES Rio 2023, nesta segunda (25/9). Em 2022, no Brasil, informou ele, foram mais de R$450 bilhões em indenizações, resgates e sorteios que transformaram a vida de pessoas e empresas. “Na juventude e na maturidade, é a cobertura do seguro que encoraja sonhos, viabiliza planos e cria oportunidades”, complementou.
Frente a uma conjuntura geopolítica de aceleração do crescimento, estabilidade institucional e preocupação com a preservação do meio ambiente, novas oportunidades de comércio e investimentos surgem para a América Latina, afirmou Oliveira. Ele acrescentou ser natural que o Brasil se apresente como catalizador dessa agenda, maximizando seus resultados e articulando o desenvolvimento da região, onde o setor de seguros tem uma função relevante. “É nesse contexto que realizamos a FIDES Rio 2023”.
Afirmando que a transição climática produz efeitos dramáticos e danos irreparáveis, com tragédias naturais que penalizam a população, Dyogo lembrou que o mote desta edição da FIDES é “Seguros para um mundo mais sustentável”. O compromisso do setor de seguros com a pauta da sustentabilidade ganha visibilidade ainda maior com a realização desta Conferência, completou ele.
Também preocupado com o aperfeiçoamento de um ambiente de negócios competitivo e equilibrado, Oliveira ressaltou que uma das grandes missões do setor é estabelecer um marco regulatório e tributário que encoraje a atuação de novas empresas no Brasil e na América Latina. Para isso, é fundamental a utilização de soluções inclusivas e de novas tecnologias que contribuam para a redução do “enorme abismo que ainda afasta pessoas e empresas dos benefícios do seguro”. Dyogo Oliveira afirmou que eventos como a Fides Rio 2023, maior conferência de seguros das Américas e Península Ibérica, criam possibilidades de cooperação para se gerar entregas mais modernas e inovadoras e abrir caminhos ainda não explorados.
Assista o discurso de Dyogo clicando aqui.
Fonte: Divulgação CNseg