FIDES Rio 2023: sucesso brasileiro inspira próxima edição em Costa Rica

Costa Rica, país associado à Federação Interamericana de Empresas de Seguros (Fides), será a anfitriã da próxima edição da Conferência Hemisférica de Seguros, que será realizada em novembro de 2025, sob o nome Fides Pura Vida.

A passagem do bastão para a capital San Jose sediar o encontro internacional da indústria seguradora das Américas e da Península Ibérica ocorreu na última terça-feira (26/9), durante jantar de encerramento dos três dias de debates da FIDES Rio 2023.

Costa Rica: “Hospitalidade é nossa natureza”

“Tendo em mente que a hospitalidade é nossa natureza, assumimos com muita alegria e responsabilidade a organização deste evento em todos irão se sentir muito bem recebidos, como se estivessem em casa”, afirmou o presidente da Asociación de Aseguradoras Privadas (AAP), Fernando Víquez, entidade que representa as empresas de seguros da Costa Rica e está à frente da organização.

Além de fazer o anúncio do país que receberá a 39ª Conferência Hemisférica de Seguros, a cerimônia de encerramento também contou com a premiação de três personalidades essenciais para o mercado segurador. Pilar Gonzáles de Frutos, presidente da União Espanhola das Entidades de Seguros e Resseguros (Unespa); Pedro Zournadjan, fundador do El Asegurador, publicação que acompanha a realização da conferência por mais de quatro décadas; e Francisco Astelarra, secretário-geral da FIDES e um dos atores primordiais para o avanço do mercado segurador a América Latina, Estados Unidos e Espanha.

A premiação foi entregue por Rodrigo Bedoya, atual presidente da FIDES, que também anunciou Jorge Claude, da Asociación de Aseguradores de Chile (AACH), como o novo comandante da Federação.

Rio: 2 mil participantes, 78 patrocinadores, inúmeros expositores

A FIDES 2023, promovida pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), reuniu cerca de 2 mil participantes, 78 patrocinadores, inúmeros expositores e promoveu um ambiente propício para o networking. 

Em um discurso emocionado, Bedoya, se despede da cidade maravilhosa reconhecendo os esforços dos organizadores, patrocinadores, expositores e palestrantes pelo compromisso e trabalho incansável na realização desta edição do evento. “Não posso deixar de ressaltar a valiosa colaboração e networking que fizemos no Rio nos últimos três dias, pois esses encontros nos permitiram estabelecer vínculos duradouros e nos deram a possibilidade de criar sinergia que nos fortalecerão como setor”.

Conferências: compartilhamento de conquistas, experiências e perspectivas

Por ser a primeira edição após a pandemia da Covid-19, que assolou o mundo entre 2020 e 2021, a FIDES Rio 2023 foi um testemunho sobre a importância de atuar pessoalmente entre os atores do mercado. “É evidente que toda a comunidade seguradora estava estranhando e necessitando por compartilhar da maneira que fizemos nesses últimos dias.”

Durante os três últimos dias, os participantes da conferência puderam compartilhar as conquistas, experiências, perspectivas, o que permitirá abordar os desafios do mercado de uma maneira mais efetiva. Para Bedoya, o evento ajudou na reflexão sobre a necessidade de fortalecer a imagem do seguro, mas também reforçou o compromisso do setor com a ética, transparência e a responsabilidade social, sempre priorizando o bem-estar e a segurança de nossos segurados e comunidade.

Fonte: Divulgação CNseg

Artigos Relacionados