Graduações da ENS passam a ter Extensão Universitária 

Novidade está alinhada a resolução do MEC 

A Escola de Negócios e Seguros (ENS) está sempre atualizada e antenada para oferecer o melhor formato de ensino para que seus alunos tenham uma experiência completa, eficiente e enriquecedora. 

Dentro dessa perspectiva, recentemente a Instituição expandiu e encorpou ainda mais as matrizes curriculares de todos os cursos de graduação com a inclusão de Extensões Universitárias. A decisão atende à resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e define o princípio da indissociabilidade entre ensino e a pesquisa. 

A novidade vale para todo o mercado de educação no Brasil, assim como para estudantes que ingressaram em cursos de ensino superior ainda em 2023. Os alunos deverão cumprir, no mínimo, 10% da carga horária total das graduações em atividades integradas à comunidade interna ou externa ligadas à faculdade. 

Projetos comunitários 

“Essa iniciativa é uma das maneiras de promover a formação cidadã dos discentes, no ambiente em que eles venham a exercer a profissão, assim como no espaço acadêmico que frequentam”, destaca o coordenador das Graduações da ENS, José Varanda. 

Serão aceitas atividades como elaborações de projetos, programas, cursos ou palestras, organização de eventos, realização de oficinas, prestação de serviços, entre outras modalidades, todos com o objetivo de atender às necessidades e demandas das comunidades externas e internadas ligadas à ENS. 

O tema dos trabalhos é livre e, ao final de cada ciclo, será montado um acervo que ficará à disposição dos estudantes. Os trabalhos serão conduzidos por grupos compostos por cinco integrantes e estão integrados ao projeto “Escritório de Práticas de Gestão”, que terá a coordenação da professora Leonor Chaves. 

Artigos Relacionados