Seguradoras aceleram indenizações e adiam vencimentos de boletos para atingidos por chuvas no RS

CNSeg pediu às empresas prorrogação do vencimento dos boletos com vencimento entre 1º e 10 de maio e dos contratos que se encerram no respectivo período.

Vista aérea de veículos atingidos pelas fortes chuvas e enchentes em Encantado, no Rio Grande do Sul. Foto: Diego Vara/REUTERS

Após pedido da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), empresas do setor anunciam ações voltadas às regiões do Rio Grande do Sul que vêm sendo assoladas por temporais nos últimos dias. Ao menos 15 seguradoras tem condições especiais que vão do adiamento de vencimentos de boletos a priorização de indenizações.

A principal demanda da CNSeg foi a prorrogação do vencimento dos boletos dos contratos de seguros cujos prazos de pagamento ocorram entre os dias 1º e 10 de maio, além da recomendação de que fossem prorrogadas a vigência dos contratos que se encerram no respectivo período.

Quanto ao primeiro pedido, ao menos onze seguradoras prorrogaram os prazos. Entre elas estão as maiores companhias do setor em atuação no país, como Allianz Seguros, Mapfre Seguros, Tokio Marine, Bradesco, Porto e outras.

Uma série de outras seguradoras anunciaram que vão priorizar atendimentos nas regiões atingidas pelas chuvas e reforçar suas estruturas de atendimento, a partir do envio ao Rio Grande do Sul de equipes de assistência técnica, guinchos e especialistas para avaliação de perdas.

Entre elas, a Porto criou uma operação especial na região para agilizar o atendimento para abertura de sinistros e liberação de indenizações, e a Zurich Seguros aumentou a capacidade dos canais de atendimento para dar mais agilidade aos acionamentos realizados.

Caixa Seguridade indicou que estabeleceu uma doação às famílias de baixa renda atingidas pelas chuvas de 1% do total de contratações de Seguro Residencial que ocorrerem no período de 03 a 10 de maio de 2024. Também se uniram à ação da ONG Moradia e Cidadania Nacional para apoio emergencial, realizando uma doação de 50 mil.

Já a Mapfre destinou R$ 1,1 milhão em ajuda humanitária à região por meio da Fundação Mapfre, enquanto a Via Capitalização sorteará um Dodge Rampage 2024 para quem colaborar com a campanha AbraçaRS, de arrecadação de recursos destinados às vítimas.

Confira as ações de cada seguradora abaixo:

Allianz Seguros

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Reforçou sua estrutura de atendimento nas regiões afetadas, com equipes de assistência 24h que seguem nos locais desde 27 de abril.

ApliCap

  • Prorrogou o sorteio de 5 de maio para o dia 12 do mesmo mês.

Bradesco Seguros

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária;
  • Atua com guinchos e carros de apoio à população nas cidades da região.

Caixa Seguridade

  • Priorizou o atendimento às vítimas, finalizando os processos e pagando indenizações de até R$ 10 mil do Seguro Residencial em até 3 dias úteis;
  • Priorizou na região a prestação dos mais de 20 serviços de assistência, com destaque para a cobertura provisória de telhados, chaveiro, eletricista, hidráulica, vidraceiro, desentupimento, auxílio funeral, cartão alimentação por falecimento, linha marrom, linha branca, orientações veterinárias por telefone e assistência pet para cães e gatos.
  • Reforçou o estoque de materiais, especialmente de lonas para cobertura emergencial de telhados;
    Implantou um processo de monitoramento em tempo real da região para acompanhando da evolução do cenário, visando agilizar os atendimentos;
  • Estabeleceu uma doação às famílias de baixa renda atingidas pelas chuvas de 1% do total de contratações de Seguro Residencial que ocorrerem no período de 03 a 10 de maio de 2024;
  • Se juntará à ação da ONG Moradia e Cidadania Nacional para apoio emergencial, realizando uma doação de 50 mil.

Capemisa

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária

Ezze Seguros

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

Liberty Seguros

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Fez uma doação de R$ 220 mil em água potável e alimentos desidratados;
  • Reforçou as equipes locais;
  • Deslocou as equipes de sinistros especializadas e com autonomia para decisões em diversas linhas de negócio (auto, propriedades, rural, etc);

Mapfre Seguros

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Destinou R$ 1,1 milhão em ajuda humanitária à região por meio da Fundação Mapfre.

Odontoprev

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

Porto

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Enviou sua frota de veículos especiais, composta por uma moto aquática, dois Marruás, um Unimog, uma picape lança e um guincho pesado, além de 10 socorristas da PortoServiço especializados em situações graves de alagamentos, para trabalhar seguindo as orientações da Defesa Civil;
  • Criou uma operação especial na região para agilizar o atendimento para abertura de sinistros e liberação de indenizações.

Prudential

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

Santander

  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

Seguros Unimed

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária.

Tokio Marine

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Priorizou o atendimento dos segurados da região para prestar toda a assistência necessária;
  • Deslocará, de São Paulo, especialistas para auxiliar o trabalho das equipes locais nas avaliações de perdas de carros e avarias em casas e estabelecimentos comerciais com seguro contratado.

Via Capitalização

  • Sorteará um Dodge Rampage 2024 para quem colaborar com a campanha AbraçaRS, de arrecadação de recursos destinados às vítimas.
  • Saiba mais sobre as ações tomadas pela Via Capitalização

Zurich Seguros

  • Prorrogou os prazos solicitados;
  • Ativou o Fundo de Catástrofe da seguradora, atuando junto com as entidades e autoridades locais para apoiar ações de assistência emergencial para a população diretamente afetada;
  • Colocou os guinchos de prontidão para atendimento dos segurados e apoio no deslocamento de pessoas em situações de risco;
  • Aumentou a capacidade dos canais de atendimento para dar mais agilidade aos acionamentos realizados na região.

Fonte: CNN Brasil

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